Categorias: CelebridadesNotícias

Morre aos 66 anos a atriz Verónica Forqué, de Kika

Publicado por
Bruno Carmelo

O cinema recebeu uma triste notícia na última segunda-feira, 13 de dezembro. A atriz Verónica Forqué foi encontrada morta em sua residência em Madri, em decorrência de um suicídio, segundo informações dos policiais. Ela tinha 66 anos, e era um dos rostos mais populares do cinema espanhol, frequente tanto em comédias populares quanto nos dramas.
A artista se tornou conhecida principalmente pelas parcerias com o diretor Pedro Almodóvar. Embora tenha começado a atuar no início da década de 1970, despontou nas comédias extravagantes do cineasta, caso de O que Fiz Eu para Merecer Isto? (1984), Matador (1986) e Kika (1993), no qual interpretou o papel principal. Ela havia terminado recentemente sua participação em três novos projetos, ainda inéditos nos cinemas: a comédia Tudo Menos Natal (2021), o curta-metragem dramático Es Navidad (2021) e a comédia Espejo, Espejo (2022).
LEIA MAIS
Morre a diretora italiana Lina Wertmüller aos 93 anos
Atriz Mila Moreira morre aos 75 anos no Rio de Janeiro
Morre o ator Michael Kenneth Williams, de The Wire e Lovecraft Country

Verónica Forqué conquistou vários prêmios importantes na carreira, incluindo quatro troféus Goya pelas atuações em El Año de las Luces (1986), Moros y Cristianos (1987), La Vida Alegre (1987) e Kika (1993). Além disso, recebeu prêmios honorários pelo conjunto da carreira nos festivais de Valladolid, Málaga, Medina e San Jordi.
A produtora El Deseo, responsável pelas obras de Pedro Almodóvar, se pronunciou oficialmente: “O vazio que isso deixa em nossas vidas e no nosso cinema é irrecuperável. Foi-se uma atriz extraordinária e uma pessoa insubstituível com quem tivemos a honra de trabalhar e compartilhar a vida. Faça uma boa viagem, Verónica. Antonio Banderas também se expressou: “Adeus, Verónica Forqué. Trabalhei há anos com ela, e minha lembrança é a de uma mulher doce, espiritual e boa companheira. Descanse em paz”.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)