Categorias: CelebridadesNotícias

Morre aos 69 anos o ator e roteirista francês Jean-Pierre Bacri

Publicado por
Bruno Carmelo

Foi anunciada nesta segunda-feira, 18 de janeiro, a morte do ator, roteirista e dramaturgo francês Jean-Pierre Bacri. Ele foi vítima de um câncer aos 69 anos de idade, segundo o comunicado à imprensa por parte da agente Anne Alvares Correa. O artista já havia limitado o número de trabalhos recentemente, atuando pela última vez nas comédias dramáticas Photo de Famille (2018) e Praça Pública (2018).

De fato, a comédia dramática se tornou o gênero de especialidade de Bacri, que muitas vezes escrevia para si mesmo personagens de homens rabugentos e amargos. “Não acredito nas figuras repletas de felicidade”, ele explicou à AFP em 2015. O artista conquistou a fama sobretudo pelos projetos criados em parceria com Agnès Jaoui, incluindo O Gosto dos Outros (2000), Questão de Imagem (2004), Enquanto o Sol Não Vem (2008), Além do Arco-Íris (2013) e Praça Pública.

LEIA MAIS
Cobertura :: 11º My French Film Festival (2021)
Cobertura :: Festival Varilux de Cinema Francês 2020
Opinião :: Acossado e a revolução saudosista

 

 

Para além da dupla de sucesso, o ator também trabalhou com os maiores cineastas franceses, a exemplo de Alain Resnais (em Amores Parisienses, 1997), Pascal Bonitzer (Cherchez Hortense, 2012), Nicole Garcia (Place Vendôme, 1998) e Jean-Pierre Mocky (Les Saisons du Plaisir, 1988). Ele descobriu o interesse pelo teatro apenas aos 23 anos, e transformou sua carreira no cinema a partir do encontro com Agnès Jaoui, em 1987.

Bacri venceu quatro vezes o prêmio César de melhor roteirista, e levou uma vez o troféu de melhor ator coadjuvante. Além disso, foi indicado seis vezes ao César de melhor ator, sempre por comédias dramáticas. Ele também venceu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes em 2004, por Questão de Imagem, e foi recompensado duas vezes como roteirista no European Film Awards.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)