Morreu na última quinta-feira, 25, a atriz Berta Zemel, em São Paulo. Aos 86 anos, a veterana professora de teatro estava internada no Hospital Santa Catarina e não resistiu a uma broncopneumonia. Além de artista, Berta ficou conhecida por lecionar a atores e ajudá-los no aperfeiçoamento da profissão.
LEIA MAIS
Ronald Pickup, ator de The Crown e O Exótico Hotel Marigold, morre aos 80 anos
Morre Jean-Claude Carrière, um dos maiores roteiristas da história do cinema
Christopher Plummer, ator de A Noviça Rebelde, morre aos 91 anos
Filha de imigrantes poloneses, estudou na Escola de Arte Dramática e começou sua carreira no Teatro Bela Vista. Em seguida, cursou a Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo (EAD/USP) e estreou profissionalmente com a peça Hamlet, em 1956. No audiovisual, debutou em Grande Teatro Tupi, popular programa da TV Tupi, no qual integrou o elenco entre 1956 e 1959. No cinema, estreou com o drama O Quarto (1968), de Rubem Biafora. Seu maior destaque na tela grande se deu com Desmundo (2002), que lhe rendeu o Troféu Candango de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Brasília. Que Estranha Forma de Amar (1977) e A Casa de Alice (2007) são outros êxitos de sua carreira.
Além de sua trajetória como atriz, Berta fez carreira como preparadora de atores. Começou a dar aulas na década de 1970 e, em São Paulo, formou vários profissionais de artes cênicas ao lado do marido, o também ator Wolney de Assis (1937-2015). O corpo da artista foi enterrado num cemitério na zona sul de São Paulo, próximo de onde ela nasceu.
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- 3 Margens :: Confira a lista completa de vencedores do festival da Tríplice Fronteira! - 21 de novembro de 2024
- Carolina Dieckmann :: Começam as filmagens de (Des)controle, novo filme com a atriz - 21 de novembro de 2024
- A Bachata do Biônico - 19 de novembro de 2024
Deixe um comentário