O ator norte-americano Danny Aiello faleceu nesta quinta, 12, aos 86 anos, na cidade de New Jersey, nos EUA. Segundo informações do site TMZ, o artista estava passando por um tratamento depois de sofrer um mal súbito. Durante este processo, contraiu uma infecção e acabou não resistindo. Ao longo de quase cinco décadas dedicadas à sétima arte, Aiello deixa sua marca em mais de 80 produções hollywoodianas.
LEIA MAIS
Morre aos 61 anos em São Paulo o cineasta Chico Teixeira
Cineasta Fábio Barreto morre aos 62 anos no Rio de Janeiro
Ator e diretor Jorge Fernando morre aos 64 anos no Rio de Janeiro
Antes de iniciar sua carreira na televisão, serviu o exército americano e teve diversos empregos, como segurança de boate ou representante de sindicatos. Teve rápida passagem pelo teatro e debutou no cinema com o drama A Última Batalha de um Jogador (1973), ao lado de Robert De Niro. Logo em seguida, se destacou por seu papel como Tony Rosato em O Poderoso Chefão II (1974).
Entretanto, seu papel de maior destaque foi como Sal, rabugento dono da pizzaria de Faça a Coisa Certa (1989). A icônica obra de Spike Lee lhe rendeu indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro como Melhor Ator Coadjuvante. Antes disso, em 1981, havia ganhou o Emmy por sua participação na série ABC Afterschool Specials (1972-1997). Em 1994, participou de Prêt-à-Porter, de Robert Altman, que foi premiado no National Board of Review como Melhor Elenco. Aiello também é conhecido por participar dos populares longas Feitiço da Lua (1987) e O Profissional (1994) – além de sua participação no videoclipe da canção Papa Don’t Preach, no qual interpreta o pai da cantora Madonna. Deixou dois longas ainda inéditos: One Moment, de Deirdre O’Connor, e The Italy Boys, em que aparece ao lado de Tom Sizemore.
Casado desde 1995 com Sandy Cohen, teve com ela quatro filhos. Em sua autobiografia, “I Only Know Who I Am When I’m Somebody Else“, revelou que teve uma infância tão pobre em Nova York que chegou a trabalhar como marcador de apostas de cavalos e até cometendo pequenas infrações, tendo se especializado em roubar cigarros de máquinas automáticas.