20220927 louise fletcher papo de cinema 800

A estrela de umas das mais consagradas obras hollywoodianas do século XX nos deixou. Na última sexta-feira, 24, Louise Fletcher faleceu enquanto dormia, cercada pela família, em sua casa em Montdurausse, na França, aos 88 anos. A atriz fez fama ao estrelar o drama Um Estranho no Ninho (1975), filme que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz. Inclusive, em 1976, quando recebeu a estatueta da Academia, marcou a premiação por agradecer o prêmio com um discurso em libras dedicado aos pais, que eram surdos.

LEIA MAIS
Morre aos 96 anos a atriz grega Irene Papas
Jean-Luc Godard, ícone da Nouvelle Vague francesa, morre aos 91 anos
Just Jaeckin, diretor do clássico softporn Emmanuelle, morreu aos 82 anos

Nascida na cidade de Birmingham, no estado norte-americano do Alabama, Louise começou sua carreira na TV estrelando episódios únicos de diversas séries, como Flight, Bat Masterson, Yancy Derringer e Maverick, entre 1958 e 1961. Debutou na tela grande com um papel menor no drama Águias em Alerta, de 1963, ao lado de Rock Hudson e Mary Peach. Entretanto, o grande êxito de sua carreira viria pouco mais de uma década depois de sua estreia.

20220927 louise fletcher papo de cinema baner
Louise no papel de Ratched, em Um Estranho no Ninho (1975).

No início dos anos 1970, após boas impressões deixadas em Renegados Até a Última Rajada (1974), de Robert Altman, ingressou no projeto Um Estranho no Ninho, produzido por Michael Douglas. Estrelado por Jack Nicholson e dirigido por Milos Forman, o longa foi lançado em 1975 e venceu cinco Oscars, inclusive o de Melhor Filme. Na trama, baseada na peça teatral One Flew Over the Cuckoo’s Nest, de Dale Wasserman, Louise interpreta a cruel enfermeira Ratched, responsável por cuidados nada convencionais dos pacientes de um hospital psiquiátrico, incluindo R.P. McMurphy, personagem de Jack. Aliás, o papel se tornou tão emblemático que foi tema de série própria. Em 2020, a Netflix produziu Ratched, programa estrelado por Sarah Paulson que conta a história de origem da vilã.

20220927 louise fletcher papo de cinema 999
Louise e Jack na cerimônia do Oscar de 1976.

Nos anos que se seguiram, a artista ainda estrelou produções de destaque como Chamas da Vingança (1984) e Segundas Intenções (1999), mas sem a mesma badalação. Além disso, chegou a ser indicada a dois Emmys, entre 1996 e 2004. Sua derradeira contribuição se deu ao participar de dois episódios da série Girlboss, em 2017. Fletcher deixa dois filhos, John e Andrew, que teve com o produtor Jerry Bick, com quem foi casada até 1977.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]
avatar

Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *