Foi anunciado na manhã de 19 de junho o falecimento do ator britânico Ian Holm, aos 88 anos de idade. Ele sofria com mal de Parkinson há anos. “É com grande pesar que o ator Sir Ian Holm CBE faleceu nesta manhã. Ele morreu pacificamente no hospital, cercado pela família”, informou o agente do ator. “Carismático, gentil e incrivelmente talentoso, ele fará muita falta”, conclui o comunicado.
De fato, Holm construiu uma carreira brilhante tanto no cinema quanto no teatro. Durante a juventude, integrou a Royal Shakespeare Company, especializando-se em espetáculos clássicos. Ele já havia vencido um prêmio Tony antes de conquistar seu primeiro papel de destaque no cinema, em Alien, o Oitavo Passageiro (1979). No filme de terror, ele interpreta o androide Ash, um dos principais antagonistas.
LEIA MAIS
Morre aos 85 anos de idade a atriz Maria Alice Vergueiro
Morre o ator Fred Willard, aos 86 anos
Ator francês Michel Piccoli morre aos 94 anos
A partir deste momento, conquistou papéis em grandes produções, como Carruagens de Fogo (1981), pelo qual foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante, Brazil: O Filme (1985), A Outra (1988), O Quinto Elemento (1997) e O Doce Amanhã (1997). Recentemente, consagrou-se também nos blockbusters, pelo papel de Bilbo Bolseiro nas sagas O Senhor dos Anéis (2001-2003) e O Hobbit (2012-2014). Curiosamente, ele havia interpretado o papel de Frodo Bolseiro numa adaptação de O Senhor dos Anéis para o rádio, em 1981.
Desde 2014, os problemas de saúde impediram o ator de participar de novas produções. Ele era casado com a atriz Sophie de Stempel, e teve cinco filhos ao longo de três casamentos.