Notícia triste para o cinema mundial: foi anunciada nesta quarta-feira, 29, a morte de Irrfan Khan, um dos maiores astros do cinema indiano, e conhecido nas produções de Hollywood pelos trabalhos em Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015), As Aventuras de Pi (2012), O Espetacular Homem-Aranha (2012), Quem Quer Ser um Milionário? (2008) e O Preço da Coragem (2007).
Khan foi diagnosticado com um tumor neuroendócrino em 2018, mas havia se recuperado e retomado as filmagens em seu país. No entanto, foi readmitido na UTI de um hospital em Mumbai na última terça-feira, 28, com uma grave infecção no cólon. “É muito triste que, hoje, tenhamos que trazer a notícia de seu falecimento”, lê-se no comunicado oficial. “Irrfan lutou até o fim e sempre inspirou as pessoas em seu caminho”. Ele tinha 53 anos de idade.
LEIA MAIS
Morre a atriz Shirley Knight aos 83 anos
Morre o ator Brian Dennehy, aos 81 anos
Intérprete de icônica Bond girl, Honor Blackman morre aos 94 anos
Por mais que tenha se tornado um rosto indiano conhecido entre os ocidentais, Khan sempre privilegiou as filmagens em seu país, participando de mais de cem filmes ao longo da carreira. Apesar dos problemas de saúde recentes, mantinha uma média de cinco produções por ano, chegando a participar de dez filmes diferentes em 2008. Ele participou de clássicos de drama, ação e comédia em Bollywood, embora rejeitasse o termo “Bollywood” por considerar a produção em seu país totalmente distinta dos padrões norte-americanos, sem tentar copiar os moldes dos Estados Unidos.
Mesmo assim, Khan demorou a despontar no cenário cinematográfico. Primeiro, tentou a carreira como jogador de críquete, mas diante do sucesso limitado no esporte, apostou nas artes dramáticas. Embora tenha buscado carreira no cinema, recebeu convites apenas para telenovelas e séries de TV nos anos 1980 e 1990, até conquistar o papel principal em Um Guerreiro Solitário (2001), filme indicado ao BAFTA que o lançou ao estrelato.
O falecimento do ator desperta forte comoção na Índia, onde o primeiro-ministro Narendra Modi e astros como Priyanka Chopra se manifestaram com textos emocionados, conforme relatado pelo jornal The Guardian. O ator havia filmado em 2020 a comédia Angrezi Medium, lançada recentemente nos cinemas indianos. Ele já tinha contrato fechado para dois novos filmes.