20200630 kellyasbury

Faleceu na última sexta, aos 60 anos, o diretor e animador Kelly Asbury. Ele travava uma batalha contra o câncer já há alguns anos e, infelizmente, não resistiu à doença.

Asbury iniciou carreira nos anos 80, trabalhando na série animada The Littles (1983 – 1985) e, logo em seguida, no longa O Caldeirão Mágico (1985). Em sua fase na Disney, esteve envolvido com vários lançamentos da Casa do Mickey, como A Pequena Sereia (1989), O Estranho Mundo de Jack (1993) e James e o Pêssego Gigante (1996). A partir de então, iniciou sua peregrinação pelas demais estúdios de animação norte-americanos, indo da Pixar (Toy Story, 1995)  à Aardman (A Fuga das Galinhas, 2000). Entretanto, foi na DreamWorks que enfim deu o grande salto na carreira, assumindo de vez a cadeira de diretor.

Sua estreia na função foi com Spirit: O Corcel Indomável (2002), assumindo logo em seguida o megasucesso Shrek 2 (2004). Por ambos esteve presente no Festival de Cannes, sem receber premiações. Asbury comandou ainda Gnomeu e Julieta (2011), reinvenção da clássica história escrita por Shakespeare tendo anões de jardim como personagens e uma trilha sonora composta por Elton John, Os Smurfs e a Vila Perdida (2017) e UglyDolls (2019), seu trabalho derradeiro.

20200630 gatodebotas
Gato de Botas, uma das novidades de “Shrek 2”

 

Descanse em paz, Kelly, os fãs da animação agradecem tantos anos de dedicação.

LEIA MAIS:
Kenneth Branagh planeja animação baseada em Shakespeare
Festival de Annecy 2020 :: Animação francesa vence o prêmio principal
Transformers vai ganhar filme de animação sobre origem de Optimus Prime e Megatron

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista e crítico de cinema. Fundador e editor-chefe do AdoroCinema por 19 anos, integrante da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro), autor de textos nos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros", "Documentário Brasileiro - 100 Filmes Essenciais", "Animação Brasileira - 100 Filmes Essenciais" e "Curta Brasileiro - 100 Filmes Essenciais". Situado em Lisboa, é editor em Portugal do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deFrancisco Russo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *