Foi comunicada na madrugada desta sexta-feira, 3 de setembro, o falecimento do ator, produtor, diretor e dramaturgo Sérgio Mamberti. Ele tinha 82 anos de idade, e estava internado há semanas devido a uma infecção nos pulmões. A família confirmou que ele sofreu uma falência múltipla dos órgãos no hospital onde se encontrava, em São Paulo.
Sérgio Mamberti se formou na Escola de Artes Dramáticas da USP, e começou a atuar em peças de teatro nos anos 1960. Neste período, trabalhou com Ruth Escobar, Plínio Marcos, Beatriz Segall, Paulo Autran e Paulo José. Graças ao reconhecimento no Grupo Decisão na década seguinte, foi chamado para atuar em novelas, como Brilhante (1980), Dona Beija (1986), Vale Tudo (1988), Pantanal (1990) e Anjo Mau (1997). Para as gerações mais novas, ficou conhecido principalmente como o Dr. Victor no programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum (1994-1997).
LEIA MAIS
Ator Tarcísio Meira morre aos 85 anos, vítima da Covid-19
Morre o ator e dublador Orlando Drummond, aos 101 anos
Atriz Camilla Amado morre aos 82 anos
Nos cinemas, participou de filmes fundamentais da cinematografia nacional, como Toda Nudez Será Castigada (1973), O Homem do Pau-Brasil (1982) e A Dama do Cine Shanghai (1987). Nas últimas décadas, integrou inúmeras produções voltadas ao público familiar, como Castelo Rá-Tim-Bum: O Filme (1999), Xuxa Abracadabra (2003) e O Cavaleiro Didi e a Princesa Lili (2008).
Mamberti também teve participação ativa na política, sendo um dos fundadores do Partidos dos Trabalhadores (PT). Durante o governo Lula, desempenhou as funções de Secretário de Música e Artes Cênicas, Secretário da Identidade e da Diversidade Cultural, Secretário de Políticas Públicas e Presidente da FUNARTE, dentro do hoje extinto Ministério da Cultura.