Foi anunciado à imprensa o falecimento do ator norte-americano Yaphet Kotto, aos 81 anos de idade. A notícia foi dada pela esposa dele, Tessie Sinahon: “Estou muito triste, e ainda em choque, com a morte do meu esposo de 24 anos, Yaphet”. Nascido em Nova York, ele era bisneto de um rei camaronês, e ator de cinema desde 1964, quando fez a sua estreia em Nothing But a Man.
Kotto se tornou conhecido principalmente pelo papel de viajante espacial em Alien: O Oitavo Passageiro (1979), pelo vilão de Com 007 Viva e Deixe Morrer (1973) e pela série Homicídio (1993 – 1999). Ele foi indicado a um Emmy pelo papel do ditador Idi Amin, de Uganda, no telefilme Resgate Fantástico (1976), estrelado por Charles Bronson.
LEIA MAIS
Ator Léo Rosa, da novela Amor de Mãe, morre aos 37 anos
Ronald Pickup, ator de The Crown e O Exótico Hotel Marigold, morre aos 80 anos
Morre Jean-Claude Carrière, um dos maiores roteiristas da história do cinema
Em sua primeira experiência na direção, Kotto ofereceu a si próprio o papel principal no drama criminal The Limit (1972), onde interpretou um patrulheiro sobre rodas. Curiosamente, ele foi a primeira escolha para o papel de Lando Calrissian na saga Star Wars, mas recusou o convite. Numa entrevista de 2003, relembrada pelo Hollywood Reporter, ele explica os seus motivos:
“Eu queria voltar para a Terra. Eu tinha medo de que, se fizesse outro filme espacial depois de Alien, ficaria reduzido a esses papéis. Quando você consegue um papel num grande blockbuster, é melhor ter outro grande blockbuster em seguida, como Harrison Ford, senão você acaba com a sua carreira”.
Kotto também recusou a proposta para interpretar o coronel Jean-Luc Picard na série Jornada nas Estrelas: A Nova Geração (1987 – 1994). O papel ficou com Patrick Stewart. O norte-americano teve quase 100 títulos em sua carreira audiovisual, entre filmes, telefilmes e séries. Ele também se destacou em O Sobrevivente (1987), estrelado por Arnold Schwarzenegger, e Fuga à Meia-Noite (1988), estrelado por Robert De Niro.
Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)
- O Dia da Posse - 31 de outubro de 2024
- Trabalhadoras - 15 de agosto de 2024
- Filho de Boi - 1 de agosto de 2024
Deixe um comentário