Morreu em Paris, aos 76 anos, o cineasta iraniano Abbas Kiarostami. Segundo o The Guardian, que anunciou o falecimento, o realizador estava na capital francesa para realizar um tratamento do câncer gastrointestinal, com o qual foi diagnosticado em março desse ano. Ainda conforme o portal, Kiarostami já tinha realizado diversas cirurgias nos últimos meses, e sofreu complicações.
Abbas Kiarostami foi diretor, roteirista, produtor, diretor de fotografia e montador em vários de seus projetos, e se destacou como um dos mais importantes nomes de sua geração. Entre suas obras mais aclamadas estão Gosto de Cereja (1997) e Cópia Fiel (2010), tendo ambos lhe rendido prêmios no Festival de Cannes, incluindo a Palma de Ouro pelo primeiro. O cineasta também foi premiado nos festivais de Locarno, Munique e Veneza, além da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Ainda na semana passada, Kiarostami tinha sido convidado para fazer parte da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que é responsável pela entrega do Oscar. O realizador começou como designer e trabalhando na televisão, e só começou a desenvolver sua carreira no cinema depois que passou a gerir o departamento de audiovisual do Centro de Desenvolvimento Intelectual para Crianças e Jovens Adultos no Irã. Ele era divorciado e deixa dois filhos e uma filmografia com mais de 40 filmes
(Fonte: Redação Papo de Cinema)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário