Mostra 25 Anos em 25 Filmes faz retrospectiva gratuita do cinema brasileiro

Publicado por
Bruno Carmelo

Entre os dias 3 de junho e 29 de julho, o Inffinito Brazilian Film Festival propõe uma edição comemorativa. Para seu 25º aniversário, o evento efetua uma mostra retrospectiva da cinematografia brasileira, em versão gratuita e online. A Mostra 25 Anos em 25 Filmes propõe um recorde de diversos gêneros e estilos, desde a retomada até os últimos dois anos.

As sessões ocorrem sempre às terças-feiras, quintas-feiras e sábados, às 20h no site oficial, permanecendo online durante 24 horas. Entre os destaques da programação encontram-se Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles (dia 5 de junho); Mutum (2007), de Sandra Kogut (dia 8 de junho); Aos Olhos de Ernesto (2019), de Ana Luiza Azevedo (dia 19 de junho); O Quatrilho (1995), de Fábio Barreto (dia 3 de julho) e Quase Dois Irmãos (2004), de Lúcia Murat (17 de julho).

LEIA MAIS
Especial 25 Anos :: O Quatrilho
#Quarentena :: Documentário sobre Cidade de Deus é disponibilizado gratuitamente
Aos Olhos de Ernesto :: “Talvez seja um cinema brasileiro menos conhecido”, defende Gabriela Poester

 

O Quatrilho

 

As demais salas virtuais serão consagradas às lives, debates e masterclasses. No caso das lives, o InFF se une ao 2º Festival Mulheres+ do Audiovisual, propondo conversas com Joana Mariani, Lúcia Murat, Julia Katharine, Dira Paes, Marieta Severo e Ana Luiza Azevedo. Já os debates, mediados por Adriana L. Dutra, trazem os temas “As mulheres na produção audiovisual”, “Mulheres na direção e no roteiro”, “Direção de documentários” e “A produção de filmes realizados por indígenas brasileiros”, entre outros.

Já as masterclasses oferecem a oportunidade de aprender sobre produção com Paula Barreto, e roteiro com Flávia Guimarães. A curadoria foi efetuada por Adriana L. Dutra, Cláudia Dutra e Viviane Spinelli, diretoras do Inffinito Film Festival e criadoras da plataforma inff.online. A programação completa se encontra na página oficial do festival.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)