Categorias: Notícias

Mostra Aurora exibe sete longas inéditos na cidade de Tiradentes, em MG

Publicado por

A Mostra Aurora, uma das seleções mais aguardadas e prestigiadas da Mostra de Cinema de Tiradentes e a única de caráter competitivo entre os longas-metragens, chega em 2015 a seu oitavo ano, mantendo e reforçando o perfil de descoberta e experimentação da produção contemporânea brasileira. Na 18ª edição do evento na cidade histórica, a Aurora contará com sete filmes inéditos no país: A Casa de Cecília (RJ), de Clarissa Appelt; Mais do que Eu Possa me Reconhecer (RJ), de Allan Ribeiro; Medo do Escuro (CE), de Ivo Lopes Araújo; O Signo das Tetas (MA), de Frederico Machado; Ressurgentes: Um Filme de Ação Direta (DF), de Dácia Ibiapina; Teobaldo Morto, Romeu Exilado (ES), de Rodrigo de Oliveira; e O Animal Sonhado (CE), do coletivo formado por Breno Baptista, Luciana Vieira, Rodrigo Fernandes, Samuel Brasileiro, Ticiana Augusto Lima e Victor Costa Lopes.

A seleção, a cargo do curador Cléber Eduardo e do curador assistente Francis Vogner dos Reis, busca sempre maneiras de compreender e propor estilos e formas mais arriscadas no cinema brasileiro atual. Cinco estados aparecem representados na mostra deste ano (Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Distrito Federal e Rio de Janeiro), com títulos assinados por realizadores de até três longas-metragens no currículo.

Uma das características da Mostra Aurora 2015 é a presença de cineastas que concorreram na mesma mostra com seus longas de estreia em anos anteriores – casos de Ivo Lopes Araújo, Dácia Ibiapina e Rodrigo de Oliveira. Os demais são todos estreantes na seção, representando também grande diversidade de geografias de produção e de formas de realização, com filmes tendo sido feitos a partir de apoio de editais públicos e outros por financiamento coletivo ou produção totalmente independente.

Como em todos os anos, os filmes da Mostra Aurora são avaliados pelo Júri da Crítica, composto de cinco profissionais do pensamento acadêmico e crítico cinematográfico.

Pelo terceiro ano consecutivo, o escolhido como melhor filme da Mostra Aurora segundo o Júri da Crítica vai ganhar o Prêmio Itamaraty, no valor de R$ 50 mil, além do Troféu Barroco e serviços e materiais cinematográficos de parceiros da mostra.

A 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes acontece entre os dias 23 a 31 de janeiro de 2015.

(Fonte:  Universo Produção)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

Últimos artigos de (Ver Tudo)