Mostra Betty Faria: 80 Anos apresenta 15 filmes gratuitos

Publicado por
Bruno Carmelo

Entre os dias 22 de setembro e 11 de outubro, ocorre no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo (CCBB-SP) a mostra inédita Betty Faria: 80 Anos. Com curadoria de Leandro Pardí, o evento apresenta quinze longas-metragens estrelados pela atriz, desde a década de 1960 até os dias atuais. A maior parte da programação gratuita ocorre de modo presencial, porém dois filmes são disponibilizados online: Perfume de Gardênia (1992), de Guilherme de Almeida Prado, e o italiano Marlene de Souza (2004), de Tonino di Bernardi.
Os destaques da programação incluem Os Monstros de Babaloo (1970), de Elyseu Visconti, considerado um dos principais filmes do Cinema Marginal; Bye Bye Brasil (1980), clássico do cinema brasileiro dirigido por Cacá Diegues; Jubiabá (1986), de Nelson Pereira dos Santos, adaptado de Jorge Amado; e o aclamado Bens Confiscados (2004), de Carlos Reichenbach.
LEIA MAIS
5+1 :: Betty Faria
Cinquenta anos com Betty Faria

Betty Faria e José Wilker em O Bom Burguês

Em paralelo, a mostra apresenta duas sessões especiais: o raro A Estrela Sobe (1985), de Bruno Barreto, ganha uma apresentação em 35mm, enquanto Romance de Empregada (1987), também de Barreto, será exibido com amplos recursos de acessibilidade: libras, audiodescrição e closed captions. A própria Betty Faria participa de uma conversa com os organizadores no sábado, 9 de outubro, com transmissão simultânea na sala de cinema.
As atividades se completam com o debate Protagonismo Feminino no Cinema Brasileiro, dia 7 de outubro, e com a aula intitulada Filmografia Clássica do Cinema Brasileiro, ministrada pelo cineasta Sérgio Silva. O catálogo será disponibilizado de modo gratuito no site do CCBB. Você descobre a programação completa, com datas e informações sobre cada filme, na página oficial do evento.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)