Julho será um mês de festa para a CAVIDEO, que começou como locadora na Zona Sul do Rio de Janeiro (ainda aberta e em pleno funcionamento), se tornou, rapidamente, uma das mais prolíficas produtoras brasileiras – com além de 200 filmes em seu currículo – e agora também é distribuidora. Para se ter uma ideia, a CAVIDEO se tornou a empresa que mais faz filmes no Brasil (uma média de 10 longas por ano) e a que mais lança nos cinemas (quatro anualmente), segundo os dados da Ancine. O evento que celebra os 21 anos dessa trajetória de resistência cultural acontecerá no Estação Net Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88), entre os dias 19 e 25, sempre às 21h30.
Será exibido um longa-metragem por dia, com subsequente debate e a presença dos realizadores. Cavi Borges, o idealizador da CAVIDEO e uma das figuras mais queridas do cenário cinematográfico do país, é o organizador da mostra junto com sua esposa e colaboradora, a atriz Patricia Niedermeier. A ideia é promover a pré-estreia de sete longas metragens da CAVIDEO que ainda chegarão ao circuito comercial, após a passagem por festivais e afins.
“Vamos exibir em primeira mão sete novas produções, com temas diferentes e diretores de várias gerações, mostrando a diversidade que é a marca registrada da CAVIDEO. Dois destes filmes assino a direção. Nova fase da minha carreira que estou me dedicando”, disse Cavi Borges.
Confira a programação completa da mostra dos 21 anos da CAVIDEO:
Quinta-feira, 19 de julho – 21h30
– Semente da Música Brasileira, de Patricia Terra. Documentário. 90 min
A historia do bar que virou reduto da nova geração de sambistas e músicos na Lapa. Responsável pela revitalização do samba e da musica instrumental dos anos 90 no Rio e apresentando toda uma nova geração de músicos como Yamandú Costa, Teresa Crisitina, Zé Paulo Becker, Moyses Marques entre outros que começaram a tocar no Bar SEMENTE.
Sexta-feira, 20 de julho – 21h30
– Cidade Invisível, de Terêncio Porto. Documentário. 75 min.
A partir do fato histórico da vinda da família Real portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808, Cidade Invisível propõe uma arqueologia às avessas ao questionar o mito da Cidade Maravilhosa e a irreverência do carioca.
Sábado, 21 de julho – 21h30
– Salto no Vazio, de Cavi Borges e Patricia Niedermeier. Ficção. 70 min.
“Quando se deseja ir mais longa e alem, saltamos no vazio”. Filmado em 6 países (Brasil- EUA-Alemanha- Síria-França-Hungria) mistura dança, performance e videoarte mostrando a história de um casal de artistas viajando e criando pelo mundo.
– Exibição do curta Outono, de Anna Azevedo.
– Homenagem à bailarina Angel Vianna.
Domingo, 22 de julho – 21h30
– Heróis, de Cavi Borges. Documentário. 70 min.
A historia de três judocas olímpicos: Rafaela Silva – campeã olímpica no Rio 2016; Popole Misenga – atleta refugiado do Congo; e Rogério Sampaio – campeão olímpico em Barcelona 92.
– Exibição dos curtas Mehdi, de Cavi Borges, e Paraíso Insólito, de Anselmo Vasconcellos.
– Homenagem ao judoca Mehdi.
Segunda-feira, 23 de julho – 21h30
– Bandeira de Retalhos, de Sérgio Ricardo. Ficção. 90 min.
No fim dos anos 70, comunidade do Morro do Vidigal se junta para impedir sua remoção por políticos corruptos. Baseado em fatos.
– Exibição do curta O Menino de Calça Branca, de Sérgio Ricardo.
– Homenagem ao músico e diretor de cinema Sérgio Ricardo.
Terça-feira, 24 de julho – 21h30
– Vende-se Esta Moto, de Marcus Vinicius Faustini. Ficção. 85 min.
Xeu e Lidiane terão um filho. Ela faz pressão para que ele venda sua moto e consiga outro emprego. A notícia da gravidez e a visita de Xeu a um primo na Maré trazem instabilidade para a relação.
Quarta-feira 25 de julho – 21h30
– Sigilo Eterno, de Noilton Nunes.75 min.
O filme que salvou a humanidade.
(Fonte: Redação PdC)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Top 10 :: Ano Novo - 30 de dezembro de 2022
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
Deixe um comentário