A Mostra começou a ser pensada em 2012 e vem sendo trabalhada com o objetivo principal de oferecer ao público acesso gratuito a importantes obras do cinema brasileiro. Na grade de programação, estão filmes de diferentes décadas, temáticas e gêneros, vindos de diversos estados do país. Com uma programação variada, os organizadores pretendem contribuir para a formação de um público para a produção cinematográfica do Brasil.
Durante os 4 dias, serão exibidos 4 curtas-metragens por dia, antecedendo a exibição de um longa. Ao todo, serão 30 filmes exibidos em sessões infantis, especiais e extras. Além disso, a Mostra pretende dar visibilidade a grandes ícones da cultura brasileira, com a exibição de títulos como Tropicália (2012), de Marcelo Machado; Vinícius (2005), de Miguel Faria Jr.; Roberto Carlos em Ritmo de Aventura (1968), de Roberto Farias; entre outros.
Entre os lançamentos, está a biografia do ator/diretor/produtor David Cardoso e a da atriz Ittala Nandi, além de 2 livros do poeta Jorge Salomão, que vai a Catanduva também como um dos representantes da Tropicália. Uma oficina de Roteiro com o professor Pedro Lucínio e palestras com a atriz Ittala Nandi e com o ator Flávio Guarnieri também estão na programação. Mais informações na página oficial no Facebook.
Fonte: Curadoria I Mostra Cinema de Catanduva