Enquanto a pandemia persiste, é bom descobrir que a cinefilia está se acostumando às mostras online e aos debates virtuais. A mostra Clássicos do Cinema Japonês, organizada pela Fundação Clóvis Salgado por meio do Cine Humberto Mauro, foi prorrogada a pedido do público. Agora, o evento ocorre até a segunda-feira, 13 de julho.
Em poucas semanas, os dez filmes dirigidos por Yasujiro Ozu, Kenji Mizoguchi, Mikio Naruse e Kinuyo Tanaka atingiram o número impressionante de 160 mil visualizações no canal oficial da FCS no YouTube. Os filmes, produzidos no fim dos anos 1940 e começo dos anos 1950, revelam as transformações drásticas na sociedade japonesa após a Segunda Guerra Mundial.
LEIA MAIS
Mostra Clássicos do Cinema Japonês exibe filmes gratuitos online
CineOP: Mostra de Cinema de Ouro Preto 2020 está confirmada em formato online
Festival Finos Filmes 2020 dá início a edição online e beneficente
Os clássicos selecionados incluem Carta de Amor (1953), melodrama de Kinuyo Tanaka sobre o impacto da guerra nos relacionamentos amorosos, O Sabor do Chá Verde Sobre o Arroz (1952), de Yasujiro Ozu, drama sobre duas mulheres com visões muito diferentes do casamento, Senhorita Oyu (1951), de Kenji Mizoguchi, crônica das esposas da alta sociedade japonesa, e Batalha de Rosas (1950), de Mikio Naruse, retrato de uma batalha comercial entre herdeiros dos negócios.
Como se percebe, muitos filmes se focam nas novas configurações familiares e na condição feminina. A seleção revela alguns dos maiores talentos da história do cinema japonês, responsáveis pela consagração da cinematografia japonesa mundo afora.