Mostra Clássicos do Cinema Japonês exibe filmes gratuitos online

Publicado por
Bruno Carmelo

Até o dia 9 de julho, a Fundação Clóvis Salgado, em parceria com o Cine Humberto Mauro, apresenta uma mostra online incluindo algumas das maiores obras-primas da cinematografia mundial. Clássicos do Cinema Japonês exibe filmes de Yasujiro Ozu, Kenji Mizoguchi, Mikio Naruse e Kinuyo Tanaka. Os títulos estão acessíveis na página oficial do evento.

As dez obras selecionadas compreendem o período entre o fim dos anos 1940 e o início dos anos 1950, quando o Japão sofria com a derrota na Segunda Guerra Mundial e a sociedade se transformava drasticamente. As histórias abordam o conflito entre tradição e modernidade por meio de uma estética naturalista que popularizou o cinema japonês no Ocidente.

 

Era uma Vez em Tóquio

 

LEIA MAIS
Mostra Mulheres no Audiovisual traz 38 filmes gratuitos na Internet
Mostra Ecofalante de Cinema ganha versão on-line e gratuita
Grandes Mestres da Comédia :: Mostra online exibe Charles Chaplin e Buster Keaton

Entre os destaques se encontram Era uma Vez em Tóquio (1953), de Yasujiro Ozu, sobre o conflito de gerações dentro de uma família onde os filhos se distanciaram dos pais idosos, e Contos da Lua Vaga (1953), de Kenji Mizoguchi, fábula sobre a busca pelo enriquecimento no Japão do século XVI. Em paralelo às exibições, o canal da Fundação Clóvis Salgado no YouTube sediará discussões com especialistas sobre os filmes selecionados, nos dias 22, 24, 26 e 29 de junho, sempre às 17h.

Confira a lista de títulos que integram a mostra:

Carta de Amor (1953), de Kinuyo Tanaka
Pai e Filha (1949), de Yasujiro Ozu
O Sabor do Chá Verde sobre o Arroz (1952), de Yasujiro Ozu
Era uma Vez em Tóquio (1953), de Yasujiro Ozu
Senhorita Oyu (1951), de Kenji Mizoguchi
Contos da Lua Vaga (1953), de Kenji Mizoguchi
A Música de Gion (1953), de Kenji Mizoguchi
Batalha de Rosas (1950), de Mikio Naruse
Relâmpago (1952), de Mikio Naruse
Irmão, Irmã (1953), de Mikio Naruse

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)