São Paulo receberá entre os dias 30 de julho e 13 de agosto a mostra Arquitetura como autobiografia: Filmes de Heinz Emigholz, no Centro Cultural de São Paulo (Rua Vergueiro,1000). Com 24 títulos, entre longas e curtas-metragens, esta é a maior retrospectiva dos trabalhos do celebrado artista e cineasta alemão Heinz Emigholz fora da Alemanha. Todos eles são inéditos no Brasil. A retrospectiva conta com a presença do diretor para dois eventos abertos ao público: uma conversa com o curador Aaron Cutler, dia 1 de agosto, às 19h30; e um debate com o crítico de cinema Filipe Furtado e o professor Renato Cymbalista dia 6 de agosto, também às 19h30. Os ingressos custam R$ 1,00.
Há mais de 24 anos Emigholz procura transmitir a passagem do tempo no cinema através da arquitetura. Seus filmes apresentam passeios contemporâneos por edificios e outros espaços arquitetônicos, , mostrando como são habitados e como foram transformados por seus usuários ao longo de sua história. Os filmes focam trabalhos de arquitetos modernistas como Louis Sullivan, Rudolph Schindler, Pier Luigi Nervi, Auguste e Gustave Perret, entre outros. Estes arquitetos e suas obras são apresentados a partir de um ponto de vista pessoal, oferecendo ao espectador um recorte sobre a herança que o século XX deixou ao século XXI.
O programa consiste em uma seleção da série em processo Fotografia e além e dois importantes precursores, sendo que um deles, O Prado das Coisas (1974), terá sua estreia internacional em uma nova restauração em DCP durante a mostra. Seus outros filmes participaram de inúmeros festivais internacionais em cidades como Berlim, Buenos Aires, Jerusalém, Locarno, Nova Iorque, Roterdã, Toronto e Viena.
(Fonte: Centro Cultural São Paulo)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Top 10 :: Ano Novo - 30 de dezembro de 2022
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
Deixe um comentário