20200509 jorge furtado papo de cinema 800

Um dos mais renomados cineastas brasileiros das últimas décadas, o gaúcho Jorge Furtado – que neste ano foi o grande homenageado do 26º Festival Internacional de Cinema de Punta del Este, no Uruguai – será tema de uma abrangente mostra retrospectiva na cidade de São Paulo. Intitulada Jorge Furtado: Tudo isso Aconteceu, Mais ou Menos, a mostra é uma iniciativa da Cinemateca Brasileira (Largo Sen. Raul Cardoso, 207) e do Cinusp – Cinema da Universidade de São Paulo (Rua do Anfiteatro 181) e acontecerá em duas etapas: entre os dias 22 de abril e 03 de maio (no Cinusp) e de 27 de abril a 05 de maio (na Cinemateca Brasileira). Além da exibição de grande parte dos curtas e longas-metragens desse realizador nascido em Porto Alegre, a atividade contará com o lançamento do livro homônimo da mostra, organizado por Wilq Vicente (criador da mostra), a ser publicado em conjunto pelas duas instituições. A mostra será inteiramente gratuita e contará com distribuições de ingressos a partir de uma hora antes de cada sessão. Clique aqui para conferir a programação na Cinemateca Brasileira e aqui para se inteirar dos dias e horários das exibições no Cinusp.

20140808 07 jorge furtado papo de cinema
No set de “O Mercado de Notícias”

LEIA MAIS
Clint Eastwood: o Ator, o Diretor, o Gênio :: Mostra retrospectiva acontece no Rio de Janeiro
Al Pacino :: Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo recebem mostra especial que resgata a filmografia do astro
Curta Taquary 2024 :: Denúncias, vivas e alertas (Mostra Pernambucana)

Entre os filmes exibidos na mostra Jorge Furtado: Tudo isso Aconteceu, Mais ou Menos, se destacam os longas-metragens O Mercado de Notícias (2014),  Saneamento Básico: O Filme (2007), Meu Tio Matou Um Cara (2004), O Homem Que Copiava (2003), Houve uma Vez Dois Verões (2002) e Ilha das Flores (1989), mas também os curtas O Dia em que Dorival Encarou a Guarda (1986), Barbosa (1988) e Ilha das Flores (1989), partes fundamentais da filmografia de Jorge Furtado. Aliás, os curtas-metragens serão divididos em programas específicos: Sessão Anos 80, Sessão Anos 90 e Sessão Novo Milênio. Imperdível, não?

20210107 meu tio matou um cara papo de cinema banner
Cena de “Meu Tio Matou um Cara”
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *