20241015 mostra missoes papo de cinema

A Mostra de Cinema das Missões 2024 vem para afirmar que os festivais cinematográficos brasileiros são tão diversos quanto as paisagens e as culturas do nosso país de dimensões continentais. Depois de ter estreado no ano passado com o diferencial das exibições no sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo, uma das riquezas históricas do noroeste do Rio Grande do Sul, o evento agora terá a sua segunda edição e assim se consolida no calendário nacional.

A Mostra de Cinema das Missões 2024 acontecerá nos dias 15 e 16 de novembro com as projeções feitas no interior da catedral do sítio arqueológico, o que confere à ocasião um clima singular. Dentro desse patrimônio histórico da humanidade é montada uma estrutura de cinema e uma plateia que comporta mais de 200 convidados, isso tudo sem agredir a estrutura, muito pelo contrário, a valorizando.

Mostra de Cinema das Missões
Mostra de Cinema das Missões

LEIA MAIS
Festival do Rio 2024 :: Baby e Malu são os grandes vencedores. Confira a lista completa
Festival Varilux 2024 :: A Favorita do Rei, com Johnny Depp, terá première brasileira no evento
Cobertura :: 8º Cine Jardim: Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim (2024)

MOSTRA DE CINEMA DAS MISSÕES: A PROGRAMAÇÃO

A seleção dos filmes da Mostra de Cinema das Missões 2024 será divulgada em breve. Além das exibições, o evento contempla também uma agenda paralela para aproveitar durante o dia, com palestras e debates realizados no Tenondé Park Hotel, que fica a dez minutos de caminhada do local de exibição, no município de São Miguel das Missões.

Os primeiros ingressos para a Mostra de Cinema das Missões 2024 já podem ser retirados gratuitamente na plataforma Sympla. Serão 18 filmes nacionais e internacionais, sendo 15 curtas e três longas, dentre eles cinco produções gaúchas. Os filmes, produzidos em 12 diferentes países, incluindo a região das Missões, destacam temáticas multiétnicas, assim como de sustentabilidade e consciência histórica, que provocam reflexões sobre nossas identidades e origens.

“O projeto tem o intuito de utilizar o interior da catedral do sítio arqueológico como palco para o cinema independente, em uma reflexão sobre memória, tempo e espaço”, conta Darius Pippi, cocriador e diretor criativo da mostra. “Queremos promover discussões urgentes sobre como conviver em diversidade e harmonia com a natureza, usando a projeção e celebração cinematográfica nesse espaço simbólico e mágico” completa Manuela Fetter, cocriadora e diretora curatorial do evento.

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

Mostra de Cinema das Missões
Mostra de Cinema das Missões

MOSTRA DE CINEMA DAS MISSÕES: O ESQUENTA

Antes de ser inaugurada oficialmente, a Mostra de Cinema das Missões 2024 contará com alguns eventos no melhor estilo “esquenta”. O primeiro deles aconteceu nesta segunda-feira, 14, com a exibição seguida de debate do documentário Trinta Povos (2019). A atividade aconteceu no Instituto Ling, em Porto Alegre, e contou com a presença do diretor da produção, o gaúcho Zeca Brito.

“Achamos importante criar neste ano uma ponte entre Porto Alegre e São Miguel das Missões, e fizemos essa parceria incrível com o Instituto Ling para levar para a capital gaúcha justamente o que não conseguimos exibir no sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo, que são os filmes de longa duração”, explica Manuela Fetter.

Gostou do conteúdo sobre a Mostra de Cinema das Missões 2024? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *