Além disso, os homenageados deste ano são os cineastas Luiz Rosemberg Filho e Ricardo Miranda, além do preservador e ex-curador da cinemateca do MAM-RJ, Cosme Alves Netto. “A CineOP é o evento da preservação, da história e da educação. É um fórum privilegiado que discute as diretrizes emergenciais as ações fundamentais para o fortalecimento e aproximação do setor da preservação do Estado Brasileiro e da sociedade visando a construção de um Plano Nacional de Preservação”, ressalta Raquel Hallak, coordenadora do evento e diretora da Universo Produção.
A programação conta com produções históricas selecionadas pelas temáticas históricas e preservação em diálogo com as produções contemporâneas. Entre os destaques estão trabalhos como O Poder dos Afetos (2013), de Helena Ignez, com Ney Matogrosso; Já Visto Jamais Visto (2013), de Andrea Tonacci; Os Pobres Diabos (2013), de Rosemberg Cariry; Cidade de Deus: 10 Anos Depois (2012), de Cavi Borges e Luciano Vidigal; e Plano B (2013), de Getsemane Silva.
Todas as atividades da CineOP são gratuitas. Para informações completas sobre a programação, sinopses de filmes e horários de exibição, acesse o site http://cineop.com.br/.
Fonte: CineOP.