Em 29 de julho, o Centro Cultural Banco do Brasil inicia a segunda edição da Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo, com curadoria de Amro Saad. Adequada aos tempos de pandemia, esta será a primeira mostra do CCBB em edição totalmente online e gratuita, por meio do site oficial do evento, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Até o dia 23 de agosto, 24 filmes serão exibidos, duas vezes cada um, em horários específicos. Trata-se de obras realizadas entre 2011 e 2019, passando pela ficção e pelo documentário, incluindo gêneros que vão da comédia ao terror. O título escolhido para a sessão de abertura é Para Onde Foi Ramsés? (2019), documentário que acompanha o transporte da estátua de Ramsés de uma praça pública até o Grande Museu Egípcio. Após a sessão, a banda Mazaher, responsável pela trilha sonora, fará um show ao vivo transmitido diretamente do Cairo.
LEIA MAIS
Cinemateca do MAM – RJ celebra 65 anos com duas mostras online
CineOP: Mostra de Cinema de Ouro Preto 2020 está confirmada em formato online
Festival Finos Filmes 2020 dá início a edição online e beneficente
A seleção também inclui O Elefante Azul 2 (2019), o recordista de bilheteria da história do cinema egípcio, Como um Palito de Fósforo (2014), comédia em homenagem à Era de Ouro do cinema nacional, e Fora do Comum (2014), suspense sobre um médico pesquisando poderes psíquicos em humanos.
“A 2ª edição da Mostra apresenta a transformação da indústria cinematográfica egípcia. Evidencia a quebra de paradigmas e, principalmente, um novo olhar, que coaduna com a luta contínua pelas questões sociais, e avança para o entendimento e a percepção dos egípcios sobre sua própria identidade e estilo de vida”, explica o curador.
A Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo também prevê workshops e debates com os realizadores dos filmes selecionados. Diversas obras contam com recursos de acessibilidade, a exemplo de legenda descritiva, audiodescrição e tradução em libras. Você descobre a programação completa, data dos filmes e eventos na página oficial da Mostra.