Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis recebe inscrições até 30 de abril

Publicado por
Bruno Carmelo

Em 2021, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis comemora 20 anos de existência com a proposta ambiciosa de um formato híbrido, combinando sessões presenciais (caso a situação relacionada à Covid-19 o permita) e sessões online. O evento ocorre entre 16 e 24 de outubro, devido ao mês das crianças, buscando superar o público expressivo de 20 mil pessoas em 2020.

As inscrições gratuitas estão abertas para produtores e realizadores, no site oficial, até o dia 30 de abril. Serão aceitos curtas-metragens sem exibição prévia em Santa Cataria, de até 20 minutos, voltados ao público infantil. De acordo com os organizadores, os critérios de avaliação incluem a qualidade técnica e artística, o caráter lúdico e pedagógico, e a adequação ao público-alvo.

LEIA MAIS
Sulwe :: Livro infantil de Lupita Nyong’o vai inspirar animação musical
Pinóquio :: “A violência que está ao redor do protagonista é necessária para mostrar às crianças as consequências dos seus atos”, reflete Matteo Garrone
Lufe Steffen :: “Idosos e crianças LGBT ainda são tabus no cinema brasileiro”

 

Napo, de Gustavo Ribeiro, eleito Melhor Ficção Nacional em 2020

 

Os filmes inscritos concorrem ao prêmio da Mostra Competitiva Nacional, no valor de R$ 3 mil, além de troféus pelo júri popular e júri infantil. O evento também conta com filmes convidados, tanto nacionais quanto internacionais. No caso dos títulos estrangeiros, haverá sessões extras em formato dublado.

Segundo a diretora Luiza Lins, “nos últimos 20 anos colocamos o audiovisual brasileiro para crianças e jovens na pauta anualmente: todos os anos chamamos a atenção para que o país e o mercado do audiovisual prestasse atenção neste público. Não só por causa da formação de plateia, mas em nome do desenvolvimento da cidadania. Uma criança que vê na tela a cinematografia do seu país e de países diferentes terá uma consciência maior e mais crítica sobre tudo”.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)