Nesta sexta-feira, dia 12, se inicia a Mostra de Cinema Moventes, organizada pela Revista Moventes, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Todas as sextas-feiras, às 19h, serão exibidos curtas e longas-metragens gratuitos no canal do Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) no YouTube, com a temática “o corpo no cinema brasileiro contemporâneo”.
Os curadores Isabel Veiga, Vitor Medeiros, Gabriela Giffoni e Flávia Cândida escolheram para a primeira sessão um recorte de produções elaboradas por cineastas indígenas, sobre questões de ancestralidade. Serão exibidos os curtas-metragens Ka’a zar Ukyze Wà – Os Donos da Floresta em Perigo (2019), de Flay Guajajara, Erisvan Guajajara e Edivan Guajajara, O Verbo se Fez Carne (2018), de Ziel Karapotó, e o longa-metragem Yãmĩyhex: As Mulheres-Espírito (2020), de Sueli Maxakali e Isael Maxakali, vencedor da Mostra Olhos Livres na Mostra de Tiradentes.
LEIA MAIS
Mostra de Tiradentes 2021 :: Cinema de abraços e assombrações (Balanço final)
2ª Mostra Macambira :: Abertas as inscrições para curtas dirigidos por mulheres
Festival de Finos Filmes 2021 abre inscrições para curtas-metragens
Cada sessão de filmes será acompanhada de um debate sobre a temática escolhida, sempre na quarta-feira seguinte às exibições. No caso do primeiro encontro, estarão presentes os cineastas indígenas Graciela Guarani, autora de oito filmes e debatedora convidada no Festival de Berlim, e Alberto Álvares, professor e tradutor de guarani, e mestrando em Cinema e Audiovisual pela UFF.
Para o segundo encontro da Mostra de Cinema Moventes, programado para 19 de fevereiro, serão exibidos filmes a respeito da ocupação urbana por meio da dança. Os títulos escolhidos são os curtas-metragens Sobre Aquilo que nos Diz Respeito (2016), de Cris Miranda e Elekô (2015), do coletivo Mulheres de Pedra, além do longa-metragem Esse Amor que nos Consome (2014), de Allan Ribeiro.