Entre os dias 5 e 18 de novembro, a plataforma gratuita do Spcine Play sedia a primeira edição da Mostra de Cinema Polonês, que visa apresentar os talentos da nova geração aos cinéfilos. Serão apresentados quatorze longas-metragens, entre produções inéditas e títulos premiados em grandes festivais internacionais.
Entre os destaques inéditos encontram-se Pilsudski (2019) e Diversão Pesada (2018), indicados ao prêmio de melhor filme no Polish Film Festival. Enquanto o primeiro retraça o percurso de Józef Piłsudski, líder do movimento pela independência da Polônia na virada do século XX, o segundo apresenta o dilema de três mulheres que lutam contra o alcoolismo.
LEIA MAIS
Oscar 2021 :: Polônia é o primeiro país a definir seu representante na disputa
44ª Mostra de São Paulo :: Descubra a seleção e os filmes que o Papo de Cinema já viu
Pacificado :: Filme brasileiro é selecionado em festivais da Polônia, Espanha e Israel
Já os títulos consagrados incluem o drama Corpus Christi (2019), indicado ao Oscar de 2020 de melhor filme internacional, e Torre: Um Dia Brilhante (2017), mistura de drama e suspense, e grande sucesso de bilheteria em seu país. Para os cinéfilos que apreciam o cinema de gênero, A Atração (2015) efetua uma mistura curiosa entre suspense, fábula e musical. O filme foi um dos destaques da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2019.
Enquanto alguns títulos estarão disponíveis durante toda a duração da mostra, outros serão exibidos em dia e horários específicos. Confira a programação completa no site do Spcine Play, ou na página oficial da Mostra, que organiza o evento em comemoração ao centenário de relações diplomáticas entre Brasil e Polônia.