O ano de 2021 nem acabou, mas 2022 já acena com as suas primeiras paradas obrigatórias. A Mostra de Cinema de Tiradentes, realizada na cidade histórica de Minas Gerais, vai abrir o calendário do novo ano entre os dias 21 e 29 de janeiro. E sua edição comemorativa – afinal de contas, é meio século de mostra – será híbrida, ou seja, terá grande parte das atividades acontecendo apenas presencialmente, mas com diversas também rolando no âmbito online. E nesta quinta-feira, 16, foram anunciados os filmes selecionados para esta 25ª edição. As mais de 100 obras, entre curtas e longas-metragens de diversos formatos e com abordagens muito distintas, formam um painel interessante da atual produção cinematográfica do país. Tiradentes historicamente é um berço dos novos cinemas que despontam Brasil afora e a edição 2022 parece continuar muito alinhada a esse propósito de reflexão e descoberta.
LEIA MAIS
Festival de Berlim 2022 :: Dois filmes brasileiros integram a primeira seleção
Prêmio Guarani anuncia homenagem à atriz Laura Cardoso
Anunciada a cinebiografia do The Allman Brothers Band
Já o homenageado da 25ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes será o cineasta Adirley Queirós. Ele receberá o Troféu Barroco no dia 21 de janeiro, na solenidade de abertura. Serão exibidas presencialmente obras inéditas dele e suas anteriores poderão ser assistidas no site oficial do evento enquanto ele estiver acontecendo. “Adirley e a Ceicine (Coletivo de Cinema da Ceilândia) tomam parte historicamente em um panorama de obras e cineastas brasileiros contemporâneos que, nos últimos 16 anos, se fizeram entre a independência radical dos coletivos e o estímulo das políticas públicas para o audiovisual em nível federal (nos governos Lula e Dilma, com a descentralização da produção) e estadual e municipal, com o fomento a pequenas produções”, destaca Francis Vogner dos Reis, curador curatorial da Mostra. Confira abaixo a lista dos filmes selecionados à Mostra Aurora (a principal) da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes.
MOSTRA AURORA
A Colônia, de Virgínia Pinho, Mozart Freire
Bem-Vindos de Novo, de Marcos Yoshi
Grade, de Lucas Andrade
Maputo Nakuzandza, de Ariadine Zampaulo
Panorama, de Alexandre Wahrhaftig
Seguindo Todos Os Protocolos, de Fábio Leal
Sessão Bruta, de As Talavistas e Ela.Ltda
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- Bolero: A Melodia Eterna :: “Ao ler o roteiro, me vi diante de Ravel como amigo”, diz o ator Raphaël Personnaz - 14 de novembro de 2024
- Opinião :: Alain Delon, o mito homenageado no Festival Varilux 2024 - 13 de novembro de 2024
- Daaaaaalí! - 13 de novembro de 2024
Deixe um comentário