Entre os dias 14 de julho e 9 de agosto, o Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo (CCBB – SP) recebe a Mostra De Portugal para o Mundo. O evento apresenta 28 obras aclamadas do cinema português contemporâneo, em longas e curtas-metragens, destacando tanto as novas vozes quanto as obras recentes de cineastas consagrados.
Os destaques incluem Vitalina Varela (2019), vencedor do Festival de Locarno, dirigido por Pedro Costa, que abre o evento no dia 14. Em seguida, serão apresentados o excelente Colo (2017), drama de Teresa Villaverde sobre o impacto da crise econômica nos membros de uma família; o premiado Cartas da Guerra (2016), de Ivo M. Ferreira, e o inusitado A Fábrica de Nada (2017), de Pedro Pinho, uma fábula sobre a precariedade do trabalho incluindo cenas musicais.
LEIA MAIS
Saga :: As Mil e uma Noites, de Miguel Gomes
Crítica :: Vitalina Varela
Morre o cineasta português Manoel de Oliveira, aos 106 anos
O espectador também descobre os últimos trabalhos de Manoel de Oliveira (O Estranho Caso de Angélica, 2010), Miguel Gomes (Tabu, 2013) e Rita Azevedo Gomes (A Portuguesa, 2019). A programação será inteiramente gratuita, em formato presencial. O CCBB-SP se compromete a seguir os protocolos sanitários referentes à Covid-19: número limitado de pessoas, uso obrigatório de máscara, álcool gel disponível aos frequentadores e higienização das salas após cada sessão.
Segundo o curador Pedro Henrique Ferreira, “A ideia é entender os elementos que possibilitaram a emergência de um período tão exitoso no cinema português, num diálogo com a experiência cultural e cinematográfica brasileira hoje”. A Mostra De Portugal para o Mundo também traz debates online sobre o cinema português contemporâneo e conversas ao vivo com os diretores. Você descobre a programação completa na página do CCBB-SP.
Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)
- O Dia da Posse - 31 de outubro de 2024
- Trabalhadoras - 15 de agosto de 2024
- Filho de Boi - 1 de agosto de 2024
Deixe um comentário