A 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo confirmou uma edição inteiramente online em 2020, para se adequar às normas de segurança impostas pela pandemia de Covid-19. O evento ocorre entre os dias 22 de outubro e 4 de novembro, com sessões organizadas dentro de uma plataforma inédita, criada exclusivamente para a Mostra, além de sessões no drive-in do Petra Belas Artes.
Este ano, os ingressos custarão R$ 6,00, mas também haverá possibilidade de passaportes promocionais para o acesso a diversos títulos. Em paralelo às exibições pagas, as plataformas parceiras Spcine Play e CineSesc trarão alguns filmes gratuitos aos cinéfilos. Lives, seminários e debates também estão previstos em formato digital.
LEIA MAIS
Cinemateca Brasileira :: 41 funcionários são demitidos sem indenização
Cinemateca Brasileira é intimada a entregar chaves ao governo
Mostra de São Paulo 2020 :: Pôster da 44º edição será assinado por Jia Zhangke
Por enquanto, o único filme confirmado é Nadando Até o Mar Ficar Azul (2020), documentário dirigido por Jia Zhang-ke. O diretor retorna à sua cidade natal para descobrir como o vilarejo lida com a arte durante um festival de literatura. A obra foi exibida no Festival de Berlim, e já tem crítica no Papo de Cinema. O cineasta também assinará o pôster da 44ª edição.
Este ano, a Mostra terá uma seleção um pouco mais enxuta, mesmo assim, cerca de 150 títulos de dezenas de países serão exibidos. O prêmio Humanidade, entregue anualmente a nomes relevantes do cinema, homenageará em 2020 os trabalhadores da Cinemateca, demitidos sem as devidas indenizações após a tomada de posse ilegal da instituição pelo governo federal.