20200805 jia zhangke papo de cinema

Ainda não há definição quanto ao formato da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, um dos eventos cinematográficos mais importantes da América Latina. A única certeza é que a programação acontecerá entre 22 de outubro e 04 de novembro. Pode ser uma edição online e/ou com sessões acontecendo em drive-in na capital paulista. De acordo com os organizadores, tudo vai depender da evolução da pandemia da Covid-19 no Brasil, ou seja, atenção às autoridades de saúde. Todavia, nesta quarta-feira, 05, o evento anunciou que o cineasta chinês Jia Zhangke será o responsável por assinar o pôster dessa edição. Lembrando que é uma tradição da Mostra o cartaz oficial ser assinado por um cineasta renomado ou mesmo por algum artista que expresse a força do cinema.

LEIA MAIS
Indie Festival 2020 abre inscrições para edição online
Cine Ceará 2020 abre inscrições para edição inédita combinando online e presencial
3º Festival Santa Cruz de Cinema confirma edição online em 2020

Além disso, o mais recente filme de Jia Zhangke, Nadando Até o Mar Ficar Azul (2020), é o primeiro confirmado da programação de 2020. Nele, o cineasta volta novamente suas lentes à Shanxi, sua terra natal, dessa vez para mostrar o festival de literatura local, evento que contempla uma lista de conceituados escritores. Nosso editor Bruno Carmelo assistiu ao filme no Festival de Berlim 2020, no qual o documentário passou fora de competição: “Talvez Nadando Até o Mar Ficar Azul não seja o projeto mais ambicioso, nem mesmo o mais produzido de seu diretor, conhecido pelas ficções monumentais cujas narrativas atravessam décadas da China. No entanto, enquanto projeto pessoal e literalmente caseiro (familiares de Zhangke chegam a citá-lo em suas falas), adquire um tom de proximidade louvável dentro de um registro histórico mais amplo”. Confira aqui a crítica completa.    

20200217 swimming out till the sea turns blue papo de cinema 800 e1582206323504

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *