Mostra de São Paulo 2021 divulga cartaz oficial e revela primeiros filmes

Publicado por
Bruno Carmelo

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo revelou neste fim de semana o cartaz oficial da 45ª edição do evento. A arte é assinada pelo cartunista Ziraldo, a partir de uma ilustração de sua autoria criada nos anos 1970. O desenho apresenta um homem observando as estrelas, cuidadosamente seguradas e arranjadas por mãos humanas – assim como os cineastas elaborando uma criação para o prazer do público.
O artista de 88 anos será homenageado na edição 2021 através do documentário inédito Ziraldo, Era uma Vez um Menino (2021), assinado pela filha Fabrizia Pinto, com trilha sonora do filho Antonio Pinto. Este não é o único título confirmado na próxima edição, que ocorre entre 21 de outubro e 3 de novembro. A Folha de São Paulo divulgou os primeiros filmes garantidos na seleção, incluindo obras premiadas nos festivais de Cannes, Berlim e Veneza.
LEIA MAIS
Mostra Cinemas Africanos online começa em 1º de outubro
Recine 2021 :: Festival começa dia 30 de setembro em formato híbrido
A Noite do Fogo :: “Era importante construir uma história onde o monstro não é visto”, explica Tatiana Huezo

Annette, de Léos Carax

Do Festival de Cannes, estarão presentes os premiados Ahed’s Knee (2021), de Nadav Lapid, vencedor do prêmio do júri; o musical Annette (2021), de Léos Carax, prêmio de melhor direção; Murina (2021), de Antoneta Alamat Kusijanovic, vencedor do Camera d’Or; e Noche de Fuego (2021), de Tatiana Huezo, vencedor de uma menção honrosa na mostra Um Certo Olhar. Bergman Island (2021), de Mia Hansen-Love; Petrov’s Flu (2021), de Kirill Serebrennikov, e Jane Par Charlotte (2021), documentário de Charlotte Gainsbourg sobre a mãe Jane Birkin, também foram anunciados.
Dos Festivais de Berlim e Veneza, estarão presentes Next Door (2021), estreia do ator Daniel Brühl na direção; Hygiène Sociale (2021), comédia de Denis Côté sobre o distanciamento social; El Otro Tom (2021), de Rodrigo Plá e Laura Santullo, drama a respeito da luta de uma mãe para manter a guarda do filho, e Ma Nuit (2021), de Antoinette Boulat, retrato da jornada de luto de uma adolescente.
Confira abaixo o cartaz oficial:

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)