No último sábado, 9 de outubro, foram anunciados os 265 filmes que compõem a 45ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Este ano, o festival ocorre em formato híbrido, com sessões online e/ou presenciais. Os organizadores explicaram que foram os produtores e distribuidores de cada obra selecionada que determinaram se o título poderia ser exibido em formato virtual, o que explica o fato de parte da seleção estar disponível somente nas salas de cinema.
Portanto, os espectadores podem escolher duas formas de pacotes de ingressos: apenas presenciais, ou apenas online. As sessões no Sesc Digital e Itaú Play serão gratuitas, assim como as exibições presenciais no vão do Masp, Vale de Anhangabaú, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso e Centro Cultural Tiradentes. No circuito Spcine, os ingressos terão valor reduzido. Vale lembrar que a 45ª Mostra ocorre entre os dias 21 de outubro e 3 de novembro.
LEIA MAIS
Recine 2021 :: Mostra Neville Lado B apresenta filmes inéditos e exposição
Cobertura :: 10º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba (2021)
28º Festival de Vitória divulga filmes selecionados
A lista se destaca por trazer alguns dos longas-metragens mais aguardados de 2021, após passagem pelos maiores festivais internacionais. Serão exibidas obras de destaque no Festival de Cannes (o vencedor da Palma de Ouro, Titane, além de Compartment nº 6, Memoria, A Crônica Francesa, Um Herói, Annette, Ahed’s Knee, France, Bergman Island, Murina); Festival de Berlim (Higiene Social, Má Sorte no Sexo ou Pornô Amador, Sr. Bachmann e Seus Alunos, Luz Natural, What Do We See When We Look at the Sky?, A Mulher que Fugiu) e Festival de Veneza (A Caixa, Zalava, Listen, Imaculada, O Outro Tom).
A programação de filmes brasileiros está particularmente forte: Laís Bodanzky apresenta o aguardado A Viagem de Pedro, superprodução estrelada por Cauã Reymond; Aly Muritiba traz a primeira sessão brasileira de Deserto Particular (premiado no Festival de Veneza); Karim Aïnouz exibe seu documentário Marinheiro das Montanhas (selecionado em Cannes); Alexandre Moratto exibe 7 Prisioneiros (premiado em Veneza), com Christian Malheiros e Rodrigo Santoro; Madiano Marchetti apresenta Madalena e Taís Fujinaga traz A Felicidade das Coisas (ambos selecionados no Festival de Roterdã); enquanto César Cabral exibe a animação Bob Cuspe: Nós Não Gostamos de Gente (premiada no Festival de Annecy).
Entre as apresentações especiais, estão incluídos os curtas-metragens A Voz Humana, de Pedro Almodóvar, e A Noite, de Tsai Ming-Liang, além da versão em preto e branco de Parasita, de Bong Joon-ho. O prêmio Leon Cakoff será entregue à cineasta e atriz Helena Ignez.