20240826 satyajit ray papo de cinema 800

Tradicionalmente, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo conta com cartazes especiais para cada uma de suas edições. Artistas de diversas nacionalidades, como Agnes Varda e Ingmar Bergman, já tiveram suas obras homenageadas nas artes promocionais do conceituado evento paulista. E o responsável pelo desenho que estampa o pôster de 2024 acaba de ser revelado. Trata-se de Satyajit Ray (1921-1992), cineasta indiano que atuou, principalmente, entre os anos 1950 e 1960.

LEIA MAIS
Festival de Veneza 2024 :: Confira os filmes brasileiros já confirmados na 81ª edição
Kinoforum 2024 :: Confira os destaques da 35ª edição do evento paulistano
FAM 2024 :: Confira os filmes selecionados ao 28º Florianópolis Audiovisual Mercosul

No cartaz, é possível conferir um storyboard desenvolvido pelo próprio Ray antes da produção de A Canção da Estrada, longa que revela profundas desigualdades sociais da sociedade indiana pela ótica de Apu, menino de família pobre. Lançado em 1955, o projeto concorreu à Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1956. Do evento, aliás, saiu com os troféus OCIC e “Melhor Documento Humano”.

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook | YouTube | X | Letterboxd

Vale lembrar que Satyajit Ray era polímata. Além de realizador, também foi também artista gráfico, compositor, roteirista, publicitário, escritor, de fotografia, de som, montador, entre outros. Em 1992, poucas semanas antes de sua morte, aos 70 anos, ele recebeu um Oscar Honorário celebrando sua carreira. A arte do cartaz também lança luz a um dos focos da 48ª Mostra, que será o cinema indiano. A Canção da Estrada (1955), inclusive, será exibido no festival, junto aos longas Aparajito (1956), O Mundo de Apu (1959), O Covarde (1965) e O Herói (1966), todos assinados por Ray. Confira o pôster abaixo:

20240826 48 mostra de sao paulo papo de cinema cartaz 750

A 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontece na capital paulista de 17 a 30 de outubro. Títulos aguardados estão na lista, como Dying, de Matthias Glasner, The Shrouds, de David Cronenberg e By the Stream, de Hong Sang-Soo. Fique ligado no Papo para, em breve, mais informações sobre o evento.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *