Mostra de Tiradentes 2021 :: 114 filmes compõem a seleção com novos anunciados

Publicado por
Bruno Carmelo

A programação da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes está completa. Após anunciarem os filmes selecionados nas mostras Aurora, Olhos Livres e Foco, os organizadores divulgaram os títulos escolhidos para a Mostra Praça (adaptada ao formato virtual), a Mostra Sessão da Meia-Noite e a Mostra Homenagem a Paula Gaitán, além do filme de abertura. O evento ocorre gratuitamente entre os dias 22 e 30 de janeiro de 2021.

No total, serão exibidos 114 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens, com sessões no site oficial. Entre as novas obras anunciadas se encontram Mirador, de Bruno Costa, ainda inédito no Brasil e selecionado para o Festival de Havana; os belos Mulher Oceano e Sementes: Mulheres Pretas no Poder, além dos filmes de terror O Cemitério das Almas Perdidas e Skull: A Máscara de Anhangá. Já a mostra temática Vertentes de Criação fornece uma nova oportunidade de assistir a Pajeú e Entre Nós Talvez Estejam Multidões, dois grandes destaques dos festivais brasileiros em 2020.

LEIA MAIS
Mostra de Tiradentes 2021 :: Conheça os seis filmes da Mostra Olhos Livres
Mostra de Tiradentes 2021 :: Divulgados os sete filmes inéditos da Mostra Aurora
Mostra de Tiradentes 2021 anuncia curtas-metragens selecionados

 

 

O filme de abertura será o inédito Ostinato, de Paula Gaitán, ainda em fase de conclusão. Ele será exibido na noite de 22 de janeiro, como parte da retrospectiva da artista, que ainda inclui sessões de Diário de Sintra (2007), Exilados do Vulcão (2013) e Luz nos Trópicos (2020). Duas outras produções inéditas da cineasta, o curta Ópera dos Cachorros e o média-metragem Se Hace Camino al Andar, também serão exibidos.

A Mostra de Tiradentes divulgou o perfil étnico, racial e de identidade de gênero dos artistas cujos trabalhos foram selecionados na 24ª edição. Entre os 27 longas-metragens escolhidos, 18 foram dirigidos por homens cis brancos e 8 foram dirigidos por mulheres cis brancas, enquanto os demais artistas (muitos filmes são comandados por mais de um cineasta) se declaram mulher cis negra (1), mulher cis indígena (1), mulher trans branca (1), homens cis negros (3), homens cis pardos (3) e homem cis indígena (1).

Entre os 79 curtas-metragens escolhidos, as mulheres são maioria, sejam elas cis brancas (26), cis negras (8), cis pardas (2), cis indígena (1) e trans amarela (1). Há 21 projetos dirigidos por homens cis brancos, além de curtas com cineastas homens cis negros (10), cis pardo (1) e trans branco (1); além de uma travesti negra, dois artistas não-binários brancos e um artista não-binário negro.

Você encontra todas as informações sobre os filmes, datas de exibição, debates com os diretores, oficinas, shows musicais e performances no site oficial da Mostra de Tiradentes.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)