20210130 mostra de tiradentes trofeu barroco papo de cinema 800 1

Na noite de 30 de janeiro, a 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes anunciou os vencedores da edição 2021 em cerimônia online. Os organizadores apostaram numa interessante configuração ao vivo, onde todos os concorrentes se encontravam disponíveis em seus dispositivos caseiros, aguardando a revelação dos prêmios. Isso permitiu conservar a surpresa dos vencedores, o que trouxe um teor espontâneo à entrega dos troféus, mesmo à distância.

LEIA MAIS
Cobertura :: 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes (2021)
Mostra de Tiradentes 2021 :: O mistério de Açucena
Crítica: Açucena

 

20210124 acucena papo de cinema 1
Açucena

 

O grande vencedor da Mostra Aurora foi Açucena (2021), documentário baiano dirigido por Isaac Donato. O cineasta acompanha a cerimônia de aniversário de uma senhora de 67 anos de idade, que sempre comemora os sete anos de idade, dentro de um quarto rosa com bonecas e decoração infantil. O filme jamais revela o rosto ou a voz da protagonista, preferindo que o espectador a imagine por si mesmo. Leia a nossa crítica.

Já o troféu Helena Ignez, dedicado ao destaque feminino da edição, foi entregue a Anna Johann, diretora de A Mesma Parte de um Homem (2021). Na Mostra Olhos Livres, Isael Maxakali e Sueli Maxakali repetiram o prêmio vencido no ano passado, conquistando desta vez o troféu Carlos Reichenbach por Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra é Nossa! (2020).

Confira a lista completa de premiados:

 

Melhor longa-metragem da Mostra Aurora
Açucena (BA), de Isaac Donato

Prêmio Helena Ignez – Destaque feminino
Anna Johann, diretora e roteirista de A Mesma Parte de um Homem (PR)

Melhor longa-metragem da Mostra Olhos Livres
Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra é Nossa! (MG), de Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu e Roberto Romero

Prêmio Canal Brasil de curta-metragem
4 Bilhões de Infinitos (MG), de Marco Antônio Pereira

Melhor curta-metragem da Mostra Foco
Abjetas 288 (SE), de Júlia da Costa e Renata Mourão

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *