20210108 mostra de tiradentes amador olhos livres papo de cinema 800

Após anunciar os sete títulos que concorrem à Mostra Aurora, a 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes, organizada entre 22 e 30 de janeiro de 2021, revelou os filmes selecionados para outra seção competitiva: a Mostra Olhos Livres. A programação destaca a diversidade de títulos que possuem “um espírito de época que os atravessa. São filmes que recuperam o passado, investigam o presente e preparam o futuro”, segundo Francis Vogner dos Reis, responsável pela curadoria junto de Lila Foster.

Foram escolhidos seis longas-metragens, de seis Estados diferentes: Minas Gerais, Goiás, Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Ceará. A seleção inclui Irmã, produção gaúcha exibida previamente no Festival de Berlim, e Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra é Nossa!, da dupla Isael Maxacali e Sueli Maxacali, cujo filme anterior, Yãmĩyhex: As Mulheres-Espírito (2020) foi premiado na 23ª edição de Tiradentes.

LEIA MAIS
Mostra de Tiradentes 2021 :: Divulgados os sete filmes inéditos da Mostra Aurora
Mostra de Tiradentes 2021 anuncia curtas-metragens selecionados
Mostra de Tiradentes 2021 anuncia tema e homenagem a Paula Gaitán

As obras serão avaliadas por cinco membros do júri jovem. Já os espectadores podem interagir com os cineastas em debates ao vivo dias 29 e 30 de janeiro, às 13h. Em 2021, a Mostra de Tiradentes ocorre em formato online e gratuito, com exibições no site oficial. O Papo de Cinema vai acompanhar o evento diariamente, com críticas, notícias e entrevistas.

 

20210108 nuhu yag mu yog ham essa terra e nossa papo de cinema 750
Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra é Nossa!

 

Confira os longas-metragens selecionados para a Mostra Olhos Livres:

Amador (GO / MG), de Cris Ventura
Irmã (RS), de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes
Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra é Nossa! (MG), de Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu e Roberto Romero
Rodson ou (Onde o Sol não Tem Dó) (CE), de Cleyton Xavier, Clara Chroma e Orlok Sombra
Subterrânea (RJ), de Pedro Urano
Voltei! (BA), de Ary Rosa e Glenda Nicácio

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *