A Mostra de Tiradentes 2021 divulgou os filmes selecionados para a Mostra Aurora, a principal seção competitiva do evento, destinada a cineastas com até três longas-metragens na carreira. Entre 22 e 30 de janeiro de 2021, serão exibidos sete longas-metragens, todos inéditos, refletindo tanto o período de isolamento quanto a precarização das políticas públicas por parte do governo federal. Trata-se de obras que debatem o controle e isolamento dos corpos, transitando por espaços entre o real, o fabular e o performático.
Combinando ficções, documentários e obras experimentais, a Mostra Aurora traz filmes de baixo orçamento, dotados de propostas radicais de linguagem e expressão. A produção baiana se destaca com três títulos na disputa pelo prêmio principal, consolidando o forte momento do cinema neste Estado após a aclamação de Até o Fim (2020), de Ary Rosa e Glenda Nicácio, na 23ª edição.
LEIA MAIS
Mostra de Tiradentes 2021 anuncia curtas-metragens selecionados
Mostra de Tiradentes 2021 anuncia tema e homenagem a Paula Gaitán
23ª Mostra de Tiradentes :: A valorização de um cinema novo (Balanço final)
Os filmes serão avaliados pelo júri composto por Soraya Martins, Mariana Souto, Ivone Margulies, Graciela Guarani e Leonardo Bomfim. Eles decidirão o melhor título das mostras Aurora e Foco, além do destaque feminino do ano. O público poderá acompanhar as sessões gratuitamente, através do site oficial da Mostra de Tiradentes. Cada obra permanecerá disponível por 48h a partir de sua estreia.
Confira os filmes da Mostra Aurora:
Açucena (BA), de Isaac Donato – a partir de 23/01, 20h
Oráculo (SC), de Melissa Dullius e Gustavo Jahn – a partir de 24/01, 20h
Rosa Tirana (BA), de Rogério Sagui – a partir de 25/01, 20h
Kevin (MG), de Joana Oliveira – a partir de 26/01, 20h
A Mesma Parte de um Homem (PR), de Ana Johann – a partir de 27/01, 20h
O Cerco (RJ), de Aurélio Aragão, Gustavo Bragança, Rafael Spínola – a partir de 28/01, 20h
Eu, Empresa (BA / MG), de Leon Sampaio e Marcus Curvelo – a partir de 29/01, 20h