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Após uma série de filmes incisivos, mas bastante solares (o afeto de Kevin, os renascimentos de Oráculo), a Mostra Aurora apresentou seu primeiro título sombrio dentro da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes. A Mesma Parte de um Homem (2021), dirigido por Ana Johann, analisa as consequências possivelmente desastrosas quando um forasteiro se insere na casa de uma mãe e sua filha em processo de luto.

Irandhir Santos interpreta o homem misterioso, cujos objetivos são ambíguos em relação às duas mulheres. Instaura-se uma fascinante disputa de poder dentro da casa isolada: quem de fato controla os rumos da narrativa, e quem está tirando proveito da situação? Misturando drama e suspense psicológico, o filme cria uma atmosfera palpável de medo, culminando na ótima cena final.

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A Mesma Parte de um Homem

 

Embora alguns recursos estéticos do início chamem atenção excessiva a si próprios, A Mesma Parte de um Homem logo recentra suas prioridades e encontra o melhor tom dos atores – que também incluem Clarisse Kiste e Laís Cristina. Johann cria uma obra provocadora e pertinente aos tempos de pandemia, marcados pela clausura e o medo do outro. Leia a nossa crítica.

Já na Mostra Olhos Livres, Voltei! (2021) representa o novo projeto de Glenda Nicácio e Ary Rosa, diretores do conceituado Café com Canela (2017). Agora, eles repetem a estrutura de Até o Fim (2020), consagrado no ano anterior em Tiradentes, ao colocarem três irmãs sentadas à mesa, discutindo a infância e os rumos do país.

 

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Voltei!

 

Apesar da leveza e do humor, a reflexão política tem alcance restrito, limitando-se às frases de efeito e à constatação de que o Brasil enfrenta um governo do retrocesso. A história passada em 2030 não traz qualquer aspecto particularmente futurista ao resultado que sofre com problemas de direção de fotografia, montagem, e principalmente com os diálogos explicativos. Leia a nossa crítica.

A Mostra Aurora segue nesta quinta-feira, 28, com a exibição de O Cerco (2020), ficção carioca dirigida por Aurélio Aragão, Gustavo Bragança e Rafael Spínola. O filme estreia às 20h e fica disponível durante 48 horas no site da Mostra de Tiradentes.

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Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
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