Mostra de Tiradentes 2021 :: Política do afeto e política da denúncia

Publicado por
Bruno Carmelo

Na última terça-feira, 26, a Mostra de Cinema de Tiradentes apresentou um filme muito especial na competição da Mostra Aurora. Trata-se de Kevin (2021), dirigido por Joana Oliveira. O documentário mineiro narra a viagem da própria cineasta a Uganda, na intenção de reencontrar uma amiga originária desse país. O projeto se concentra nas conversas carinhosas entre as duas mulheres.

A princípio, a produção aparenta valorizar apenas as intimidades das amigas, até introduzir com bastante naturalidade discussões mais amplas sobre o racismo, a maternidade e as diferenças culturais entre a América do Sul e a África. Apesar do tom despojado, o filme apresenta uma construção estética muito sólida, fruto de um trabalho de direção bastante maduro. Leia a nossa crítica.

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Kevin

 

Em chave completamente oposta, Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra É Nossa! (2020) traz outra forma de ativismo. Contra a política dos afetos de Kevin, os diretores Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu e Roberto Romero partem para uma política da denúncia, enumerando os crimes impunes de fazendeiros contra o povo Tikmũ’ũn.

O tom se justifica pela urgência e pela gravidade da questão: em raros encontros com pessoas brancas, os realizadores percebem o clima de guerra instaurado entre os dois grupos na região que divide Bahia e Minas Gerais. Por isso, os personagens narram dezenas de casos de assassinato, roubo de terras e fraude na demarcação de território. Por mais potente que seja o discurso, ele se repete sem constituir uma voz propositiva. Leia a nossa crítica.

 

Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra é Nossa!

 

A noite de 27 de janeiro traz a estreia da ficção paranaense A Mesma Parte de um Homem (2021), de Ana Johann, na Mostra Aurora. O filme estreia em versão online e gratuita no site da Mostra de Tiradentes, às 20h, e permanece em exibição durante 48h. Já os títulos das seções paralelas ficam disponíveis até o último dia do festival, 30 de janeiro.

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Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

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