Mostra de Tiradentes 2023 :: As Linhas da Minha Mão vence a Mostra Aurora

Publicado por
Marcelo Müller

Foram conhecidos na noite desse sábado, 28, os vencedores da 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, evento que tradicionalmente abre o calendário de festivais de cinema do Brasil. E o grande vencedor da Mostra Aurora, a mais prestigiada da programação, foi o documentário experimental mineiro As Linhas da Minha Mão (2023), filme bastante elogiado no qual uma atriz desabafa sobre a sua experiência com arte e loucura em meio a uma série de encontros insólitos. A justificativa do júri oficial formado por críticos, pesquisadores e trabalhadores do audiovisual para o prêmio diz o seguinte: “um cinema que convida a desenquadrar o sujeito para além de uma categoria, de conceito ou signos fechados. O quadro se torna a abertura de uma pessoa que a todo momento desafia a noção de bordas, expande limites e se prova uma fabuladora maior que a vida”. Como de costume, a Mostra de Cinema de Tiradentes levou, entre 20 a 28 de janeiro, muito cinema à histórica cidade mineira, mas também teve a sua parcela on-line. Sem mais delongas, confira abaixo a lista dos vencedores da edição 2023 do evento.

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A Filha do Palhaço

MOSTRA AURORA
MELHOR LONGA-METRAGEM
As Linhas da Minha Mão, de João Dumans

MELHOR LONGA-METRAGEM – JÚRI POPULAR
A Filha do Palhaço, de Pedro Diógenes

MELHOR CURTA-METRAGEM – JÚRI POPULAR
Nossa Mãe Era Atriz, de André Novais Oliveira, Renato Novais Oliveira

MOSTRA OLHOS LIVRES
MELHOR LONGA-METRAGEM
O Canto das Amapolas, de Paula Gaitán

MOSTRA FOCO
MELHOR CURTA-METRAGEM
Remendo, de Roger Ghil

PRÊMIO CANAL BRASIL DE CURTAS
Remendo, de Roger Ghil

PRÊMIO HELENA IGNEZ – DESTAQUE FEMININO
Edna Maria, atriz de Cervejas no Escuro

MOSTRA WIP
Prêmio DOT The End: As Muitas Mortes de Antônio Parreiras, de Lucas Parente
Prêmio O2 Play: O Estranho, de Flora Dias, Juruna Mallon
Prêmio Festival de Málaga: Idade da Pedra, de Renan Rovida

O Canto das Amapolas
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.