Mostra de Tiradentes e CineOP abrem inscrições para edição 2021

Publicado por
Bruno Carmelo

A 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes e a 16ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto anunciaram em conjunto a abertura das inscrições para a edição 2021 de ambos os eventos. Pertencentes ao projeto Cinema Sem Fronteiras, os eventos permitem a inscrição de longas, médias e curtas-metragens brasileiros, finalizados a partir de 2020, que nunca tenham se inscrito em edições anteriores.

O cadastro pode ser feito no site oficial, gratuitamente, visando uma ou as duas mostras. Vale lembrar que Tiradentes é dedicada às novas vozes do cinema brasileiro autoral e independente, além das pesquisas de linguagem, enquanto Ouro Preto se dedica ao cinema de arquivo, à memória e ao patrimônio, incluindo encontros de educadores e profissionais da preservação audiovisual.

LEIA MAIS
CineOP 2020 :: Edição online ultrapassa 100 mil acessos
8ª Mostra Tiradentes SP começa dia 1º de outubro em versão online
23ª Mostra de Tiradentes :: A valorização de um cinema novo (Balanço final)

 

Foto: Léo Lara / Univeso Produção

 

As inscrições vão até o dia 3 de novembro, visando a edição de Tiradentes prevista para os dias 22 a 30 de janeiro de 2021, e a edição do CineOP prevista para 23 a 28 de junho de 2021. O processo facilitado não exige o envio de cópia física do filme aos curadores: uma vez efetuado o cadastro digital, a obra já será considerada para a seleção.

Por enquanto, os organizadores da Universo Produções preveem uma edição híbrida, combinando sessões presenciais com exibições online. O formato misto, explorando tanto a sala de cinema quanto as plataformas digitais, também deve ser empregado por outros festivais como o Cine Ceará. Tiradentes e CineOP declaram a intenção de seguir rigidamente os protocolos de segurança, incluindo o uso de máscaras e o distanciamento social.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)