A Mostra de Tiradentes 2025 terminou no último sábado, 01, deixando saudades. Evento inaugural do calendário de festivais cinematográficos brasileiros do ano, ele contou com a exibição de mais de 140 filmes divididos em várias seções temáticas. Vale destacar que a edição deste ano contou com uma mudança significativa. Até então, a mostra mais importante do evento era a Aurora, tradicionalmente dedicada a trabalhos de realizadores iniciantes e com abordagem arrojadas. Neste ano o posto de mostra de maior destaque passou a ser da Olhos Livres, cujo resultado foi definido pelo júri oficial – enquanto a Aurora passou a ser premiada por um júri jovem.
Deuses da Peste, de Gabriela Luíza, Tiago Mata Machado, foi o grande vencedor da Mostra Olhos Livres. Neste filme experimental ambientado num antigo casarão em ruínas, no centro de São Paulo, um velho ator shakespeariano exilado dos palcos vive com seus fantasmas. Em seu leito, cercado de cortinas vermelhas retiradas de um teatro abandonado, ele sonha com a peste e com o fogo se alastrando por todo o país. Em torno do velho ator, forma-se uma estranha comunidade.
Lembrando que o Papo de Cinema esteve na histórica cidade mineira a convite da organização do festival para cobrir in loco essa verdadeira festa que lotou os espaços dedicados a exibir e pensar o cinema brasileiro, mesmo quando o clima não favorecia com suas chuvas torrenciais. Sem mais delongas, confira a lista completa dos vencedores da Mostra de Tiradentes 2025.
LEIA MAIS
– Mostra de Tiradentes 2025 :: Fórum do evento mineiro produz carta
– Cobertura :: 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes (2025)
– Mostra de Tiradentes 2025 :: Saiba quais os filmes selecionados
MOSTRA DE TIRADENTES 2025: OS VENCEDORES
MELHOR LONGA DA MOSTRA OLHOS LIVRES :: JÚRI OFICIAL
Deuses da Peste, de Gabriela Luíza, Tiago Mata Machado
MELHOR LONGA DA MOSTRA AURORA :: JÚRI JOVEM
Um Minuto é uma Eternidade para Quem Está Sofrendo, de Fábio Rogério, Wesley Pereira de Castro
MELHOR LONGA :: JÚRI POPULAR
3 Obás de Xangô, de Sérgio Machado
MELHOR CURTA :: JÚRI POPULAR
Dois Nilos, de Samuel Lobo, Rodrigo de Janeiro
MELHOR CURTA DA MOSTRA FOCO :: JÚRI OFICIAL
Entre Corpos, de Mayra Costa
PRÊMIO CANAL BRASIL DE CURTAS
Marmita, de Guilherme Peraro
MELHOR LONGA DA MOSTRA AUTORIAS :: PRÊMIO ABRACCINE (JÚRI DA CRÍTICA)
Parque de Diversões, de Ricardo Alves Jr.
PRÊMIO HELENA IGNEZ :: DESTAQUE FEMININO
Ticiane Simões, atriz de Entre Corpos
MELHOR CURTA DA MOSTRA FORMAÇÃO
Desconstruindo Lene, de Guilherme Maia
PRÊMIO RETRATO FILMES
Prédio Vazio, de Rodrigo Aragão
CONEXÃO BRASIL CINEMUNDI – MOSTRA WIP
Prêmio Festival de Málaga: Morte e Vida Madalena, de Guto Parente
Prêmio Cinecolor e O2 Pós: A Voz de Deus, de Miguel Antunes Ramos
Gostou do conteúdo sobre a Mostra de Tiradentes 2025? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- Oscar 2025 :: Zoe Saldana se manifesta. Karla Sofia Gascón pede desculpas. Seguem as polêmicas em torno de Emilia Pérez - 3 de fevereiro de 2025
- Elton John: Never Too Late - 3 de fevereiro de 2025
- Os Sapos :: “É fundamental discutir dependência afetiva e relacionamento tóxico”, diz a roteirista Renata Mizrahi - 3 de fevereiro de 2025
Deixe um comentário