A 9ª Mostra Ecofalante, de filmes focados à temática socioambiental, divulgou os 98 filmes selecionados para a edição 2020, organizada de modo online e gratuito entre os dias 12 de agosto e 20 de setembro. A seleção representa trabalhos de 24 países diferentes, incluindo diversas pré-estreias de produções brasileiras.
Entre os títulos nacionais se encontram Acqua Movie (2019), sequência do diretor Lírio Ferreira à trama de Árido Movie (2005), Tuã Ingugu (2019), curta-metragem dirigido por Daniela Thomas, e Amazônia Sociedade Anônima (2019), documentário de Estevão Ciavatta. Já o panorama internacional traz Tomates, Molho e Wagner (2019), representante da Grécia no Oscar, e o norte-americano Jawline: Ascensão e Queda de Austyn Tester (2019), premiado em Sundance.
LEIA MAIS
Mostra Ecofalante de Cinema ganha versão on-line e gratuita
Indie Festival 2020 abre inscrições para edição online
3º Festival Santa Cruz de Cinema confirma edição online em 2020
A Mostra Ecofalante vai trazer até 11 sessões por dia, com estreias que permanecem na plataforma online durante 24h. Cada filme terá até cinco exibições ao longo das seis semanas de evento. Este ano, uma nova seção foi acrescentada: Clássicos e Premiados, reunião de dezoito títulos que se destacam na história do cinema pela representação do meio ambiente.
Além das exibições de filmes, serão organizados debates com ativistas e especialistas, a exemplo de Ricardo Abramovay, professor de ciência ambiental da USP, Preta Ferreira, do MTST, e o líder indígena Ailton Krenak. Todas as informações sobre títulos selecionados e horários de exibição estão disponíveis no site oficial da mostra.