20240730 fogo interior papo de cinema

A Mostra Ecofalante de Cinema 2024 está prestes a começar na cidade de São Paulo. De 1º a 14 de agosto, em diversas localidades da capital paulista (que você pode conferir no encerramento desta matéria), acontecerá a 13ª edição de um dos eventos cinematográficos mais importantes da América Latina entre os dedicados à reflexão das causas socioambientais. Ao todo serão exibidos 122 filmes, de 24 países, entre curtas e longas-metragens. Todas as sessões terão ingressos gratuitos. Na programação constam títulos selecionadas para os festivais de Cannes, Berlim, Sundance, Roterdã, Locarno e Tribeca, entre eles O Fogo Interior: Um Réquiem para Katia e Maurice Krafft (2022), de Werner Herzog, e Antártica: Continente Magnético (2023), de Luc Jacquet, cujo trailer você confere logo abaixo. Neste ano, o evento tem como uma de suas grandes novidades a criação de uma mostra competitiva intitulada Competição Territórios e Memória, dedicada exclusivamente a produções brasileiras.

LEIA MAIS
Bonito CineSur 2024 :: Neirud é o grande vencedor da segunda edição do evento. Confira todos os premiados
Festival de Gramado 2024 :: Evento gaúcho anuncia novos filmes e homenagem a Vera Fischer na 52ª edição
Lanterna Mágica 2025 :: Inscrições abertas à 7ª edição do evento goiano de animação

PAUTAS E HOMENAGENS

A Mostra Ecofalante de Cinema 2024 terá ainda outras dez seções: Panorama Internacional Contemporâneo, Panorama Histórico, Especial Emergência Climática, Especial ISA 30 anos: Por um Brasil Socioambiental, Competição Latino-americana, Concurso Curta Ecofalante, Sessões Especiais, Sessão Infantil e o Programa Ecofalante Universidades. Dentro do Panorama Histórico, três realizadoras latino-americanas serão homenageadas: a cubana Sara Gómez (1942-1974), a colombiana Marta Rodríguez (atualmente com 90 anos) e a venezuelana Margot Benacerraf (1926-2024), falecida em maio. Dentro deste recorte serão exibidas obras seminais das realizadoras, tais como De Certa Maneira (1977), Araya, Inferno de Sal (1959) e Amor, Mulheres e Flores (1984). Já as atividades paralelas às exibições incluem debates sobre inteligência artificial, ativismo, emergência climática e cidades resilientes, restauração e regeneração dos ecossistemas, direitos trabalhistas e taxação dos super-ricos. Confira abaixo no serviço as sedes e acesse o site oficial clicando aqui.

20240730 de certa maneira papo de cinema
De Certa Maneira (1977)

SERVIÇO

13ª Mostra Ecofalante de Cinema
de 1º a 14 de agosto
Reserva Cultural – Avenida Paulista 900, Bela Vista
Circuito Spcine Lima Barreto (Centro Cultural São Paulo) – Rua Vergueiro 1000, Liberdade
Cine Satyros Bijou – Praça Franklin Roosevelt 172, Consolação
Nave Coletiva – Rua José Bento 106, Cambuci
Circuito Spcine Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes – Rua Inácio Monteiro 6900, Cidade Tiradentes
Unidades do Circuito Spcine localizadas nos CEUs

SIGA O PAPO NAS REDES
Facebook | Instagram | YouTube | X | Tik Tok | Letterboxd

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *