Mostra Ecofalante de Cinema 2024 :: Não Existe Almoço Grátis vence a 13ª edição do evento

Publicado por
Marcelo Müller

O documentário Não Existe Almoço Grátis (2023), de Marcos Nepomuceno e Pedro Charbel, foi o grande vencedor da Mostra Ecofalante de Cinema 2024, 13ª edição do evento especializado em temáticas socioambientais, que aconteceu em São Paulo de 01 a 18 de agosto. Escolhido como Melhor Longa-metragem pelo júri popular, ele apresenta três mulheres liderando uma das cozinhas solidárias do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto na maior favela do Brasil às vésperas da posse presidencial. O filme repete assim o feito alcançado no 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, do qual também saiu como o principal prêmio do público. Ele teve uma nova exibição gratuita na cerimônia de encerramento do evento, que aconteceu no sábado, 17, no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000).

Outro destaque entre os vencedores da Mostra Ecofalante de Cinema 2024 foi Rejeito (2023), de Pedro de Filippis, premiado na Competição Territórios e Memória, dedicada a exibir filmes com diferentes visões a respeito do Brasil. O documentário fala das implicações de um dos maiores rompimentos de barragens de rejeito da história, acontecido em Minas Gerais. Nele, uma conselheira ambiental do Estado questiona o modus operandi do governo e das mineradoras, enquanto moradores resistem frente à ameaça. Sem mais delongas, confira abaixo todos vencedores da Mostra Ecofalante de Cinema 2024.

O Bixiga é Nosso!

LEIA MAIS
Mostra Ecofalante de Cinema 2024 :: 13ª edição do festival socioambiental acontece em São Paulo
Festival de Gramado 2024 :: Oeste Outra Vez ganha o Kikito de Melhor Filme. Confira todos os vencedores
Noronha2B 2024 :: Começa a 1ª edição do Fórum de Cinema em Fernando de Noronha

LISTA COMPLETA DOS PREMIADOS

Prêmio do Público – Melhor Longa-Metragem
Não Existe Almoço Grátis, de Marcos Nepomuceno e Pedro Charbel

COMPETIÇÃO LATINA-AMERICANA
Prêmio do Júri – Melhor Longa-Metragem
Céu Aberto, de Felipe Esparza Pérez
Prêmio do Júri – Melhor Curta-Metragem
Concórdia, de Diego Véliz
Prêmio do Público – Melhor Longa-Metragem
Histórias de Shipibos, de Omar Forero
Prêmio do Público – Melhor Curta-Metragem
A Menos que Bailemos, de Hanz Rippe Gabriel e Fernanda Pineda Palencia
Menções Honrosas do Júri – Longa-Metragem
A Transformação de Canuto, de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho
Ramona, de Victoria Linares Villegas
Menção Honrosa do Júri – Curta-Metragem
Você Vai Me Esquecer?, de Sofía Landgrave Barbosa

A Menos que Bailemos

COMPETIÇÃO TERRITÓRIOS E MEMÓRIA
Prêmio do Júri – Melhor Longa-Metragem
Rejeito, de Pedro de Filippis
Prêmio do Júri – Melhor Curta-Metragem
Ava Yvy Pyte Ygua / Povo do Coração da Terra, de Lara Jacoski e Patrick Belem
Prêmio do Público – Melhor Longa-Metragem
O Bixiga é Nosso!,de Rubens Crispim
Prêmio do Público – Melhor Curta-Metragem
A Bata do Milho, de Eduardo Liron e Renata Mattar
Nosso Terreiro, de Anna Rieper, Patrícia Medeiros, Ranyere Serra e Fernando Lucas Silva
Menção Honrosa do Júri – Longa-Metragem
À Margem do Ouro, de Sandro Kakabadze
Menção Honrosa do Júri – Curta-Metragem
Nunca Pensei Que Seria Assim, de Meibe Rodrigues

Rejeito

CONCURSO CURTA ECOFALANTE
Prêmio do Júri – Melhor Curta Ecofalante
Por trás dos Prédios, de João Mendonça
Prêmio do Público
Cida tem Duas Sílabas, de Giovanna Castellari
Menções Honrosas do Júri
As Placas são Invisíveis, de Gabrielle Ferreira
Deriva, de Hellen Nicolau

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook | YouTube | X | Letterboxd

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.