A Mostra Ecofalante de Cinema está com inscrições abertas para a sua edição 2022. Até o dia 10 de fevereiro, produtores e realizadores podem enviar projetos finalizados a partir de 2020, sem restrições de duração. Serão aceitos ficções, documentários e animações, contanto que dialoguem com a temática socioambiental, com foco na natureza, nas águas, na reciclagem, na alimentação, na preservação e nas políticas públicas, por exemplo.
A 11ª edição ocorrerá no mês de junho de modo híbrido, com sessões presenciais em São Paulo, em paralelo às exibições online no site oficial da Mostra. Os títulos selecionados concorrem aos prêmios de Melhor longa-metragem pelo júri (no valor de R$ 15 mil), Melhor curta-metragem pelo júri (no valor de R$ 5 mil) e Melhor filme pelo público, além de eventuais menções honrosas.
LEIA MAIS
São Paulo recebe a Mostra de cinema infantil Um Giro pelo Mundo
Mostra Sesc de Cinema Paulista online começa em 13 de janeiro
Festival Clint Eastwood: O Legado Cinematográfico chega a São Paulo
A programação estará disponível gratuitamente ao público. A Mostra Ecofalante também apresenta seções paralelas, de caráter não-competitivo, a exemplo do Panorama Internacional Contemporâneo, com obras de temática ambiental do mundo inteiro; o Panorama Histórico, que resgata obras clássicas dentro deste recorte curatorial, e o Programa Ecofalante Universidades, que leva os filmes ao ambiente educativo.
Além disso, os organizadores elegem uma personalidade homenageada por sua contribuição ao audiovisual, enquanto promovem o Concurso Curta Ecofalante, com curtas-metragens elaborados por estudantes. Em paralelo, os espectadores poderão acompanhar debates com especialistas, acadêmicos e artistas cujo trabalho atravessa a discussão socioambiental, na intenção de conscientizar o público e incentivar a reflexão.