Entre os dias 3 e 29 de dezembro, a mostra Pequenas Histórias da Vanguarda: Dowtown New York exibirá produções da era No Wave, que se estabeleceu entre 1976 e 1987. O evento acontece no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília. O projeto foi idealizado pela produtora Suzy Capó.
Ao longo de três semanas, serão exibidos 19 programas, contendo 42 filmes de longa, média e curta-metragem, sob a curadoria de Kyle Stephan. Dentre eles, estão alguns clássicos de vanguarda, realizados nos anos 1960 e que influenciaram os cineastas do movimento, assim como filmes emblemáticos do período, como Downtown 81 (1981), de Edo Bertoglio, e The Foreigner (1978), de Amos Poe, títulos do chamado Cinema da Transgressão (originado do movimento No Wave) e os primeiros filmes de nomes da cena independente, como Jim Jarmusch.
Fruto de um jogo de palavras que satiriza o gênero New Wave, muito popular na época, o movimento No Wave é muitas vezes relacionado com o movimento punk. O cinema produzido no período é caracterizado pelo estilo despojado, de quase guerrilha, com ênfase no humor, na violência, na sexualidade. Filmados frequentemente em Super-8, os filmes misturam elementos do documentário, filmes B e de vanguarda, têm narrativa improvisada e foram feitos sem orçamento. Muitos deles contêm performances inquietantes de celebridades do Baixo Manhattan, como o artista plástico Jean Michel Basquiat e o ator e diretor Steve Buscemi.
Confira a programação completa no site: culturabancodobrasil.com.br
(Fonte: Objeto Sim)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário