A Mostra Philippe Garrel: Por um Cinema Íntimo entrou em cartaz hoje na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. A Mostra reúne quatro longas em 35mm do realizador francês. A obra de Garrel tornou-se conhecida no Brasil após o lançamento de Amantes Constantes (2005), longa apontado como o filme definitivo sobre a geração francesa de 1968. A consagração tardia fez com que parte da filmografia do cienasta permanecesse invisível nas salas de cinema do país.
Em função da intensa relação pessoal com a criação, a obra de Garrel é vista como uma autobiografia. Além disso, é comum encontrarmos seus familiares e amigos contracenando com o cineasta em seus filmes. Em Beijos de Emergência (1989), ele contracena com sua então esposa, Brigitte Sy, seu pai, Maurice Garrel, e seu filho, Louis Garrel.
A obra de Garrel é vista como elemento da contracultura dos 1960/70, sendo um retrato de sua geração. São filmes de sobreviventes, repletos de personagens que precisam restabelecer os laços afetivos a partir das ausências e conviver com as cicatrizes emocionais e o fim definitivo dos ideais de sua geração.
Confira a programação completa:
10 de setembro (terça-feira)
15:00 – Já Não Ouço a Guitarra (1991)
17:00 – O Nascimento do Amor (1993)
19:00 – Beijos de Emergência (1989)
11 de setembro (quarta-feira)
15:00 – Beijos de Emergência (1989)
17:00 – O Nascimento do Amor (1993)
19:00 – Amantes Constantes (2005)
12 de setembro (quinta-feira)
15:00 – Já Não Ouço a Guitarra (1991)
17:00 – Beijos de Emergência (1989)
19:00 – O Nascimento do Amor (1993)
13 de setembro (sexta-feira)
15:00 – O Nascimento do Amor (1993)
17:00 – Amantes Constantes (2005)
20:00 – Já Não Ouço a Guitarra (1991) – Debate Cinedrome
14 de setembro (sábado)
15:00 – Amantes Constantes (2005)
15 de setembro (domingo)
15:00 – Beijos de Emergência (1989)
17:00 – Já Não Ouço a Guitarra (1991)
19:00 – O Nascimento do Amor (1993)
Fonte: Sala P. F. Gastal