Em março de 2020, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) precisou interromper a Mostra Fellini, Il Maestro em função da pandemia de Covid-19. O evento foi concebido em comemoração aos cem anos do nascimento de Federico Fellini, com a exibição de 24 obras do diretor italiano, selecionadas pelo curador Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida.
Em 2021, os visitantes paulistanos têm uma nova oportunidade de assistir às obras de Fellini nas salas de cinema. Entre os dias 6 e 18 de janeiro, o CCBB volta a exibir doze filmes da seleção inicial, incluindo A Estrada da Vida (1954), A Doce Vida (1960), Julieta dos Espíritos (1965), Roma de Fellini (1972) e E La Nave Va (1983).
LEIA MAIS
CCBB São Paulo recebe mostra gratuita Mel Brooks – Banzé no Cinema
Mostra Lumière Cineasta marca a reabertura do CCBB-RJ
Cine Ceará 2020 :: A curiosa experiência de um festival presencial durante a pandemia
Este panorama acompanha a evolução do autor, desde os seus primeiros filmes, próximos da tradição neorrealista, até as incursões pela fantasia que o consagraram mundialmente. Ao longo da carreira, Fellini foi indicado 12 vezes ao Oscar, ganhando um troféu honorário por sua filmografia em 1993. Ele também recebeu três troféus no Festival de Cannes, e cinco prêmios no Festival de Veneza.
“Federico Fellini é reconhecido como um dos maiores e mais influentes cineastas de todos os tempos, cujos filmes, que trazem um olhar altamente pessoal e idiossincrático sobre a sociedade, são uma combinação única de memória, sonhos, fantasia e desejo”, explica o curador à imprensa. Você descobre todas as informações sobre horários, acesso e bilheteria da Mostra Fellini, Il Maestro no site do CCBB – SP.