mataram meu irmao papo de cinema 031O Aquecendo o Democracine: Mostra Latinidades entra em cartaz hoje em Porto Alegre. O longa Mataram Meu Irmão (2013), vencedor do Festival É Tudo Verdade, abre a programação do ciclo. A sessão acontece às 20h e vai contar com a presença do diretor, Cristiano Burlan. Será a primeira exibição do filme no estado.

Gaúcho radicado em São Paulo há vários anos, Cristiano Burlan vem a Porto Alegre para debater o documentário, no qual recupera a dramática história de seu irmão, assassinado em 2001, aos 21 anos de idade. Com uma história familiar trágica, o diretor de 37 anos que viveu no violento bairro do Capão Redondo conseguiu escapar ao triste destino de outros de seus familiares. Mataram Meu Irmão (2013) é o segundo título da Trilogia do Luto, na qual Cristiano se dedica a recuperar a história de sua família. O primeiro filme, Construção (2006), foi dedicado ao pai, e o próximo será dedicado à sua mãe.

A programação do Aquecendo o Democracine: Mostra Latinidades se estende até o dia 31 de novembro e inclui diversos debates e exibições de filmes, em dois locais distintos (na Sala P. F. Gastal e no Ritter Hotel). O projeto é uma preparação para a segunda edição do Festival Democracine, marcado para o segundo semestre de 2014. O evento tem por objetivo auxiliar na compreensão da identidade do sujeito latino-americano, resgatando as marcas geográficas, culturais, políticas e sociais que o constituem.

A Mostra é aberta ao público e tem entrada franca. Confira a programação completa:

26 de novembro (terça-feira)
20:00 – Programação de abertura, com a exibição do documentário Mataram Meu Irmão, seguida de debate com o diretor Cristiano Burlan

27 de novembro (quarta-feira)
15:00 – Programa Diversidade Sexual 1
17:00 – Programa Vídeo nas Aldeias
19:00 – Iracema, uma Transa Amazônica

28 de novembro (quinta-feira)
15:00 – Programa Anos de Chumbo
17:00 – Programa Questão Agrária
19:00 – Programa Histórias do Sindicalismo

29 de novembro (sexta-feira)
15:00 – Vlado, 30 Anos Depois
18:00 – Mostra Latinidades, com projeção do filme Outro Olhar: Saúde da População Negra, seguida pela roda de conversa A Saúde da População Negra na América Latina, dinamizada pelos agentes de saúde Carla Beatriz Rodrigues, Junara Ferreira, e Guaraci Bonfim e pela pesquisadora Laura Cecília Lopes
20:00 – Sopapo Poético Afro-latino, sarau cultural com declamação de poesias, projeção de vídeos, dança, samba de roda e percussão, dinamizados por Mestre Renato Capoeira (Malta), Vera Lopes, Augusto Cezar Santos (TvNagô) e B-boy Juquinha (ACO)

30 de novembro (sábado)
15:00 – Mostra das oficinas da Descentralização da Cultura (até 19h)
20:00 – Lançamento do DVD do filme Tempo Sem Glória, de Henrique de Freitas Lima

31 de novembro (domingo)
15:00 – O Bravo Guerreiro
17:00 – Cabra Marcado para Morrer
19:00 – Programa Diversidade Sexual 2

Fonte: Sala P.F. Gastal

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *